Alguém tinha dúvida de que Souma ia perder essa? Sempre é bom o anime surpreender com o protagonista perdendo um duelo, mas esse aqui seria praticamente impossível reverter o prejuízo. Por conta desses e outros fatores, sua vitória já estava certa, só que mais uma vez o anime empolgou mostrando como ele chegou ao resultado.

Depois da derrota de Megumi e da vitória de Aldini, esse round do time de shokugeki ficou empatado. Quem ficou responsável por trazer a vitória foi justamente o protagonista, que simplesmente não tinha como perder essa. Aqui vão os motivos:

Para começar, Souma é o protagonista. Já viu protagonista perder alguma batalha? Claro que sim, mas sempre em situações especiais e controladas. Aqui no próprio Shokugeki no Souma, já vimos ele perder antes, só que para aprender alguma coisa e usar no próximo adversário – na revanche. Além disso, sempre é um confronto onde não aconteceria nada grave se perdesse. Aqui já era diferente.

Outro ponto importante é seu adversário: Soumei. Ele já havia vencido um confronto antes e poderia perder agora tranquilamente. Já havíamos sido apresentados ao personagem e conhecido suas técnicas, portanto, se ficasse de fora da competição agora não seria uma grande perda. O que comprovou essa observação é o fato de que tivemos sua triste história de origem, mostrando que já estava na hora dele ir pra casa mesmo. Se um personagem ganha destaque na trama, certamente vai acontecer algo com ele. Pode ser uma morte ou simplesmente uma preparação para tirá-lo do jogo.

Por falar na história de Soumei, confesso que foi um pano de fundo bem convincente, com todo aquele drama envolvendo a mãe doente e o fato dele ter que continuar os negócios da família. Conseguiram até incluir uma referência aos filmes de samurai, a principal característica do personagem. No final ficou tudo muito bem amarrado, aproveitando pra explicar por que ele decidiu se unir à Central.

Por falar nessa temática samurai, o anime acertou em cheio ao colocar os personagens com roupas desse estilo e até segurando espadas. Nada supera a sequência final onde Souma praticamente vira o Archer de Fate/Stay Night com seu Fantasma Nobre Unlimited Blade Works. Curioso que teve um momento onde o anime virou totalmente um shounen de luta e não de culinária.

Vai dizer que não lembra?

A estratégia de Souma para vencer mostrou que ele realmente estava em um nível bem acima de Soumei. Tanto que o prato de seu adversário não foi tão elogiado pelos juízes, enquanto o do nosso protagonista roubou toda a cena. O que mais chamou atenção aqui foi o shokugeki que ele teve com Subaru, utilizando o trace. Além disso, também foi uma boa forma do anime mostrar que Souma não está sozinho e o trabalho em equipe sempre prevalece. Uma lição bonita e que justifica sua vitória.

Ainda tenho pesadelos

Vale também destacar a cena em que Kuga e Nene relembram do momento em que Souma se apresentou para a Tootsuki no primeiro dia de aula. É sempre bom ver as coisas de outro ponto de vista, e sua declaração de que chegaria ao topo irritou alguns e motivou outros.

Com o fim deste round, resta saber se iremos para o próximo logo de cara ou teremos uma pausa. Acredito que seja a segunda opção. De um lado, agora ficou Souma, Aldini, Erina e Isshiki no time dos Rebeldes. Já do lado da Central, sobraram apenas Rindou, Eishi e Momo. Com isso, vejo duas opções para os próximos episódios.

  • A equipe dos rebeldes vai perder um de seus membros e o próximo confronto 3 vs 3 será o último round.
  • Souma vai ficar de fora do próximo round e o trio dos Rebeldes vai perder de 3 a 0 para a Central. Então no último round Souma vai solar os três.

Ok, a segunda opção é mais difícil, mas nada é impossível.

Comentários