Depois de eu reclamar sobre o tempo de exposição que o episódio anterior gastou para falar coisas que já sabíamos, o desta semana começa exatamente resumindo esse resumo anterior. Tudo bem, agora não posso falar nada, já que muita gente pode ter esquecido o que aconteceu depois de uma semana. Agora finalmente começamos a operação para resgatar Eri. Aguenta mais um pouco, aí!

Gosto bastante da ideia do anime em selecionar apenas um grupo dos alunos para ir nessa missão mega perigosa. Isso aumenta ainda mais a importância da coisa, assim como volta para aquela premissa básica de histórias de super-heróis em que o protagonista defende a Terra sem que os outros sequer soubessem que ela estava em perigo. Tudo bem que agora o objetivo é apenas resgatar Eri e os alunos do primeiro ano não devem ter um grande papel, mas ainda assim funciona. Por fim, também é legal ver Bakugou com raiva por não ter ideia do que está acontecendo. Ninguém mandou não conseguir a carteirinha antes.

Outro ponto que o anime vem trabalhando muito bem é o peso da responsabilidade sobre Deku. Desde que ele entrou pra residência vem agindo muito diferente, sempre pensativo e preocupado. Não me lembro do anime mexer tanto com o psicológico do personagem nas temporadas anteriores e esse elemento também ajuda a dar peso à trama. Ele está apenas no primeiro ano, mas precisa lidar com muita coisa. Se os Big Three estão tensos com tudo que está acontecendo, imagina o Deku? Essa é a responsabilidade em ser o sucessor do All Might.

Iida e seu grande super-poder chamado “apoio moral”

Sobre a investigação em si, que começou nesse episódio, achei interessante a forma como Nighteye indicou aos outros coisas que devem prestar atenção sobre o esconderijo dos vilões:

  • 1º: Este é um lugar onde balas que destroem individualidades poderiam ser fabricadas?
  • 2º: Pessoas e bens entram e saem com frequência?
  • 3º: Grandes quantidades de drogas ilegais circulam?

Até aí tudo bem… se você está procurando um traficante de drogas comum. O problema é que estamos falando de um super-vilão, então acrescentaria o seguinte:

  • 4º: Este é um lugar onde pessoas estranhas com máscaras de bico de pássaro se esconderiam?

O que parecia apenas um simples diálogo no episódio anterior acabou se tornando um elemento bem importante neste aqui. Aquele homem que foi comprar brinquedos para Eri não foi atrás de qualquer coisa, mas sim bonecas do Esquadrão Purpurina. Tenho certeza que esse anime faria muito sucesso no Japão. Também foi bem inteligente a forma como Nighteye agiu sorrateiramente para usar sua individualidade e descobrir o esconderijo. Na verdade, ele estava no lugar certo e na hora certa.

Essa operação também trouxe como novidade os heróis agindo com a polícia e atuando como detetives. Ou seja, acompanhamos toda a ação, desde a descoberta de um vilão passando pelas estratégias para encontrá-lo e prendê-lo. Não é sempre que vemos isso, quando, na maioria dos casos, só temos um herói e um vilão se enfrentando esporadicamente.

É verdade, na faculdade aprendi muito mais fazendo estágio do que nas aulas

Esteticamente, gostei muito da forma como o anime nos situava em relação a hora e o local das ações. Sempre entrava uma cartela preta indicando essas informações, passando a ideia de que algo grande estava próximo, criando tensão desde o início. Me lembrou o recurso que usam em Fire Force, assim como a edição de Bungou Stray Dogs, que também tem foco nesse lado investigativo.

A ação mesmo só começou lá no final do episódio, com um vilão que provavelmente foi inspirado no Bane, da galeria do Batman. Outra surpresa foi ver a forma dragão da Ryukyu. Antes havia comentado que seria legal vê-la atuando como heroína, mas agora percebi que descobrir assim foi bem mais legal. Também me chamou atenção que finalmente chegamos no momento do anime que marca o cartaz dessa temporada. Não reparou? Olha aí embaixo.

Estou bem ansioso para ver as Oito Balas do Grupo Hassai enfrentarem os heróis. Provavelmente os grupos vão se dividir e enfrentá-los um a um, o que é sempre bom de acompanhar em qualquer shounen. Agora sim o negócio está começando a esquentar. Detalhe: Gran Torino e a União dos Vilões ainda nem apareceram.

Plus Ultra!

Quem é esse cara?

Comentários