Depois de 3 anos, finalmente tivemos a sequência de Tsugumomo. Depois de uma temporada que aliviou no ecchi e teve uma adaptação fiel (até onde eu me recordo), a segunda mostrou algo mais sério, sem perder as características principais da história. A promessa de uma possível terceira temporada anima bastante, mas agora, acho interessante refletir sobre o que assistimos durante esses dois meses de transmissão.

Tsugumomo sempre foi uma obra que parecia apelar demais para o ecchi e cenas nessa linha do que focar na parte do exorcismo. A comédia também era presença constante e mesmo nos momentos difíceis, era difícil se importar muito com o que podia acontecer, afinal, o pensamento de que alguém poderia morrer ou sofrer algo grave nem existia. Mas a segunda temporada veio para acabar com tudo isso de uma vez.

Tivemos um início lento que desanimava quem tinha uma expectativa maior. Pior, os episódios tinham acontecimentos fechados que às vezes eram apenas capítulos especiais da obra original. Eles não são ruins, claro, mas não deviam estar ali, dentro de uma temporada e sim como um especial ou OVA. Mas ok, o anime seguiu essa linha sem sal até a metade onde finalmente começou de verdade.

O início foi interessante pois o grupo inimigo tinha muito o que agregar na história. O passado deles, a razão de sua existência e seus motivos para antagonizar os deuses. Tudo isso era bem interessante e dependendo da forma como seria desenvolvido, teríamos uma bela continuidade da obra, algo bom o bastante para apagar o começo lento. Sinceramente desde o começo esse arco me deu uma boa expectativa do rumo que a história iria tomar e bom, foi uma loucura o fechamento.

Assim que a primeira temporada acabou, eu fui ler o mangá. Quando terminei esse arco, eu fiquei mega triste por conta do que tinha acontecido e nossa, achei sensacional. Mas vendo uma segunda vez, alguns erros consideráveis apareceram e bom, mancharam um pouco um fechamento tão interessante. Aliás, apesar desses problemas (que eu já vou comentar sobre) a história conseguiu me entregar uma ótima experiência mesmo com as limitações técnicas.

Eu entendo que talvez você esteja pensando:“Mas o que seriam esses problemas?”. Bom, para começar temos a irmã do Kazuya tendo um tsugumomo e consequentemente sendo uma exorcista. Isso foi ultra, mega e super conveniente, pois ela não tem apenas um tsugumomo que poderia ajudar num momento daqueles, como também o poder de sua parceira era justamente o que eles precisavam. 

É aquela velha história: se tivessem introduzido isso antes, ok, não seria um problema. E tem mais:, se você pensar a fundo, nunca ficou claro que ela sabia de tudo o que envolvia o Kazuya e as atividades de exorcismo. Além disso, considerando que ela era uma daquelas que queria protegê-lo das memórias, porque nunca lutou ou tentou ajudar de alguma forma? Isso não vai contra apenas o seu desejo de proteger seu irmão como também vai contra a personalidade que ela sempre mostrou.

Mas ok, vamos perdoar isso porque não tem muito o que fazer. Agora, ele tem 3 anos para evoluir ao ponto de derrotar aquele amasogi, certo? Mas aí eu te pergunto: porque diabos deixaram um garoto sem experiência alguma exercer a função de exorcista numa região? Aí agora que deu tudo errado, vão mandar ele para um colégio de exorcistas? Isso não faz o menor sentido.

É só pensar nos detalhes que envolvem ele. Temos um garoto muito forte, filho de uma exorcista muito forte e que se tornou um amasogi que precisa ser destruído por ele. Isso sem contar com o fato de que os deuses não iriam confiar uma tarefa tão importante para um garoto inexperiente, né? Por fim, sabendo que um dia ele teria que derrotar a própria “mãe”, esse processo de treinamento não deveria ter sido iniciado desde o começo para que o Kazuya estivesse pronto para esse momento? 

Enfim, tirando todos esses erros e problemas, o fechamento da temporada foi muito bom por mostrar finalmente uma faceta mais séria que faça jus ao que era apresentado em alguns momentos. O início dessa “seriedade” na história já estava sendo mostrado para todos com o pessoal sofrendo após o uso de amasogis, mas essa conclusão foi o golpe final para afirmar essa faceta da obra.

Agora, resta saber como será esse tempo de 3 anos que ele tem para evoluir. Quem leu o mangá, sabe que vai demorar um bom tempo para termos uma sequência, ainda mais porque Tsugumomo é um mangá mensal. Ah, também senti falta de uma parte desse arco que é a resolução sobre os tsugumomos de Mayoiga. Para um “vilão” que fez tanto estrago e teve um desenvolvimento tão profundo e interessante, deveriam ter feito alguma menção, né?

No mais, para quem quiser ler o mangá, recomendo dar uma olhada desde o capítulo 40. Dali em diante começa os acontecimentos da segunda temporada e lá para o 67 é onde termina. Mas acho bom dar uma olhada de leve para ver as semelhanças e diferenças entre as mídias. 

Comentários