Ok, depois de vários episódios reclamando de alguns questões sobre a competição do BLUE, agora chegou a vez de rasgar elogios para esse episódio. O confronto entre Souma e Asahi era muito aguardado e estava com as expectativas altas, mas não esperava nada desse nível. Provavelmente, foram os dois pratos mais complicados até o momento em toda série e a entrega também estava à altura. Que chahan foi esse?!

O episódio começou criando uma ótima tensão entre os dois competidores, pois, enquanto Asahi já tinha começado seu prato, Souma mal havia decidido sobre o que fazer. E melhor ainda, quando ele decidiu, disse que não pretendia só fazer um prato que reunia os cinco sabores, mas sim preparar cinco pratos. Se o tempo para preparação já era complicado pra um prato, imagina para cinco? Tudo bem, no final das contas não foi exatamente isso que ele fez, mas essa impressão inicial deu certo.

O prato de Asahi chamou bastante atenção dos jurados – que, por sinal, eram os mesmos do Shokugeki em grupos – antes mesmo deles experimentarem, pelo cheiro. Foi interessante como, mesmo o Japão não fazendo parte das cinco grandes culinárias, eles ainda deram um jeito de incluírem o país e várias outras culturas diferentes. Basicamente, ele fez o que era esperado, juntando ingredientes de vários países, superando o desafio de fazê-los funcionarem juntos. E funcionou tão bem que a mãe de Erina provou e adorou. Tivemos o retorno do pulso de concepção, fazendo toda a plateia ficar sem roupa, o mesmo que acontecia com o pai e avô de Erina.


Aliás, vale abrir um parênteses pra isso. Agora que o anime está falando sobre toda a família Nakiri, óbvio que o pai de Erina não ficaria de fora. Ele acabou sendo levado até a competição pela sobrinha e agora está sendo tratado como um aliado, apesar de todas as coisas que ele fez na temporada anterior – não pensa que eu esqueci! Parece que o personagem já foi perdoado, tanto que falam como se tudo que ele fez foi para ajudar a família, mas acabou fracassando. Isso me leva a pensar que Erina pode ter o apoio do pai dessa vez, para poder competir na final. Será que vão por esse caminho?

Voltando ao desafio do Souma, acho incrível a forma como o protagonista consegue quebrar a tensão e a expectativa dos outros com seus pratos inesperados. Nesse caso, ele preparou um chahan, que seria uma espécie de arroz frito, mas com ingredientes das cinco culinárias. Ele acabou não preparando cinco pratos e depois os juntou, mas podemos considerar que foi mais ou menos isso que aconteceu. O legal é que, à primeira vista, parece que ele simplesmente juntou tudo, mas teve toda uma preparação por trás e vários segredos, como a ausência de aroma e cada grão de arroz ser um omurice.

Nesse ponto, dois detalhes me conquistaram. O primeiro é o fato de que Souma perdeu diversos confrontos contra os membros da Elite dos Dez, adquirindo experiência através de suas derrotas. Acredito que o anime nem tinha mencionado isso antes, mas Souma perdeu para Tsukasa, Rindou, Soumei, Tousuke e até a Momo. É o tal “sabor do erro” que o protagonista revelou no final para Asahi.


Já o mais emocionante é que a mãe de Souma o ensinou a preparar um chahan a partir das falhas dela. A forma como o anime conseguiu juntar essas duas temáticas de forma tão redonda me surpreendeu. Até mesmo a mãe da Nakiri, que é super rigorosa, gostou do sabor. Mas a questão que fica é: quem ganhou?

Souma, o que você fez?

Confesso que fiquei preocupado com esse suspense no final pois, se fosse pro Souma ganhar, já teriam revelado agora, aproveitando a euforia do pulso de concepção. Ao invés disso, deixaram pra revelar na semana que vem, o que pode significar a vitória de Asahi. Caso seja isso mesmo, até que o anime não estará totalmente errado. Quem vencer, vai enfrentar Erina na final e seria muito mais legal se a própria filha pudesse preparar o prato nunca antes visto para a mãe. Ela provaria sua capacidade, ficaria tudo entre a família, mostraria que Erina não é dependente do Souma e ela mesma derrotaria Asahi, resolvendo essa história de casamento. Além disso, por mais que Mana tenha gostado dos dois pratos, quem decide são os juízes. Se não venha me dizer que agora mudaram as regras.

Se estava com um pé atrás quando começou a temporada, agora me sinto mais confiante com a história e com o caminho que ela pode seguir. Claro, semana que vem eles podem ignorar tudo isso e ser algo totalmente diferente, mas a temporada tem salvação e pode terminar como uma das melhores.

O que esses dois vão fazer?

Comentários