Nesses três últimos episódios, em cada um deles, tivemos inimigos diferentes que na verdade não passaram de diferentes evoluções. A questão é que dessa vez tudo foi bastante desnecessário. É até difícil encontrar alguma serventia para o episódio, ou qualquer coisa que ele tenha propiciado à história. O que é estranho, pois foi um episódio cheio de coisas acontecendo. Em realidade houveram alguns pontos, mas eles serão discutidos logo mais.

É interessante notar como uma das coisas elogiáveis da batalha passada foi o trabalho em equipe e o gruo como um todo. Porém, dessa vez todos se limitaram aos papéis de meros espectadores. Não muito diferente de mim ou de você. Mas claro, a dupla de protagonistas não poderia estar nesse mesmo pacote. Já que eles são até mais especiais nesse reboot do que eram no anime antigo. Tudo bem, o problema é que isso foi muito mal feito nesse episódio.

Logo depois, pois obviamente a dupla não tinha como vencer seu poderoso inimigo, o anime é obrigado a apelar para o clássico recurso “deus ex machina”. Tudo bem, o anime já havia mostrado essa forma, então ao menos não era algo totalmente tirado da cartola. Mas esse fato só torna o caso ainda mais problemático. Agora eles podem derrotar qualquer inimigo, a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Parabéns anime.

Esse episódio tem um evidente problema de nível de poderes. Nada mais natural que um ritmo crescente, onde os personagens se desenvolvem seguindo uma linha de evolução pré-determinada, um fluxo contínuo onde eles se tornam cada vez mais poderosos, assim como seus desafios. Na verdade eles se superam para vencer seus desafios e assim se tornam mais capazes. Dessa forma para algo ser um desafio é necessário que essa coisa também supere o desafio anterior. Isso é o natural.

Mas o que este episódio nos mostrou nada mais foi que um Frankenstein narrativo. E o anime pode pagar caro por esse erro no futuro. E sim, algumas histórias podem quebrar essas regras, isso é verdade. Mas sendo sincero, você acha mesmo que Digimon é um desses animes? A resposta me parece bastante óbvia.

E não se contentando com tantos defeitos o episódio ainda conseguiu ter uma animação extremamente simples. E destaco o fato de estar usando a palavra “simples” tendo em vista o padrão Toei de animação que não é nada elogiável. E ainda por cima uma animação medíocre justo no auge da batalha. Pelo menos no resto estava melhorzinho, não que seja lá grande coisa também.

E agora vamos falar sobre as razões que justificam toda essa enrolação. E na verdade eu tenho que corrigir esse “razões” porque o correto seria usar o singular. Eu só consigo ver a presença da Kari e do TK nesse episódio como algo que ele tenha acrescentado à trama. E mesmo por isso não acho que tenha valido o tempo perdido.

Pelo menos tivemos as consequências do final. Ou não, pois até elas são criticáveis. A separação do grupo incomoda mais do que pela mera repetição. Sim, o anime antigo já fez isto, e de uma forma muito parecida. Mas vamos lembrar que esta última batalha foi o reencontro dos personagens. E agora já foram separados outra vez? Tudo bem, não direi que é um defeito. Mas está longe de ser algo elogiável.

Já está cansado de tanta reclamação? Pois saiba que elas acabaram. E tem uma coisa desse episódio que gostei: a aparição do Devimon. Mais do que mera nostalgia o anime realmente está precisando de um vilão. Pois que eles são os heróis, o “lado do bem” nós já sabemos. Porém o anime está obscuro até demais sobre o “lado do mal” coisa que é sim muito necessário para esse tipo de história. No anime antigo essa dualidade foi muito bem trabalhada.

Outra coisa do final, e uma bem curiosa, é esse novo inimigo que aparenta ser uma criatura ainda em desenvolvimento. O que é ele? É legal se perguntar mas a resposta não importa. Seja o que for deve ser o vilão final da história. Mas tá aí um ponto que o anime deveria focar, pois a história está bastante precária. O anime parece ainda não saber, ou ainda não deixou claro, o que exatamente esta história quer narrar.

Mas um pouco de calma sempre é bom. Todo mundo tem seus dias ruins, assim como um anime tem os seus episódios. Vamos confiar e esperar para ver onde esse anime nos levará.

Até mais.

Comentários