Como MHA enrola para encaixar arcos em cours, né? Já é o sexto episódio e tenho a impressão de que quatro ou cinco seriam mais que o suficiente para chegar ao mesmo ponto da história, sem qualquer dano. A questão é, querem enrolar para fechar esse arco no meio da temporada, adaptando no ritmo que é mais interessante para o macro, mas inevitavelmente desprivilegia o micro, pois os episódios perdem força com isso, como esse daqui perdeu.

Ainda assim, é inegável que as ideias como um todo não foram tão consistentes quanto as do primeiro embate e isso não mudaria com uma outra dinâmica, é questão de escrita mesmo, e apesar de ter curtido a ideia de que a Yayorozu vê dois, três passos a frente, ao mesmo tempo achei meio zoado elogiá-la tanto quando ela precisava vencer no presente. Pelo menos há alguma perspectiva de melhora e o mesmo vale para o anime. Vamos nessa?

A individualidade bizarra da garota cogumelo só podia ser superada mesmo pela individualidade ainda mais bizarra do garoto mangá, o que me leva a perguntar, como essa duplinha serelepe entrou no curso de heróis? Vimos que a garota cogumelo, a tal da Kinoko, tem suas cartas na manga, mas, honestamente, usando seus poderes de maneira comum o que agrega fazer brotar cogumelos a não ser como um mero elemento surpresa?

Quanto ao garoto onomatopeia de mangá, a individualidade dele acaba sendo forte pelo que pode criar do mais absoluto nada, então entendo a tentativa dele de se tornar um herói (a cabeça dele é literalmente balão de mangá), apesar da figura estranha que é, que nem é tão estranha assim se pensarmos no valor que o manga tem no Japão. Aliás, esse é o tipo de individualidade que só existiria nesse país, até por causa da língua.

Acaba que como elementos surpresas foi até legal o envolvimento desses personagens, eu só questiono um pouco a forma como eles, e não só eles, o Kuroiro também, parecem encaixar demais nas circunstâncias. Apesar de que, convenhamos, muitos dos coadjuvantes da 1-B não devem ter relevância nenhuma depois, então é compreensível que existam mais para counterar a galera da 1-A que exatamente fazer muito sentido como herói.

Tocando o bonde, a demonstração anterior do complexo de inferioridade da Kendo (como se não estivessem a entendendo direito quando a relacionavam a Yaomomo) deixou muito na cara que ela tentaria um ataque direto após isolar a Creati, afinal, assim mediria forças com a garota e demonstraria que tem seu próprio valor, apesar de que ser comparada com a Yoyorozu já era algo elogiável por si só, né, vai entender a cabeça dela.

Isso, claro, se eu não tiver entendido a questão errado. De toda forma, também era esperada a reviravolta com a Momo ganhando tempo para preparar um contra-ataque e se não me incomoda ser o Todoroki, parceiro dela em outro momento, aquele a apontar a capacidade da heroína, ela insistir na ideia de um canhão (pelo menos dessa vez um mais bem feito) me decepciona um pouco, mesmo que houvesse uma explicação plausível.

E por que escrevo isso? Porque ao invés de prover recursos para que seus companheiros lutassem, por que ela mesma não tentou derrotar a Kendo ali e com isso devastar a moral de seus companheiros e desbaratar a organização deles? O olho para o futuro enaltecido nas ações da Momo não é algo desprezível ou equivocado, certamente não é, mas dá a entender que se por um lado ela evoluiu como estrategista, por outro ainda carece de confiança.

Ela já está assim há o que, desde o começo do anime? É como a analogia que fiz no título, de que adianta ela ter superado a Kendo em estratégia se acabou perdendo o duelo que importava? Aliás, será que ela foi superior mesmo? Se formos pensar que ela não preparou nada para varrer com as chances de reação após o ataque do Tokoyami (ela poderia ter criado armas de choque, né?), dá para apontar que ela pode melhorar ainda mais.

Por outro lado, a Kendo não só a desacordou, como pegou a Invisible Girl mesmo carregando tanto peso, então acabou que a Yayorozu não só não deu recursos para seus companheiros resolverem a parada de uma vez, como também não foi capaz de vencer seu duelo individual. Qual a perspectiva de futuro tão boa assim para ela? Okay que ela demonstrou potencial, mas poderia ter se saído ainda melhor, até se pensarmos na garota cogumelo.

Porque ela viu que aqueles cogumelos não faziam nada demais, então era de se imaginar que a garota tivesse uma carta na manga, e o garoto mangá. Eu sei, o trocadilho foi horrível, mas sério, o episódio acabou querendo dizer que a Yayorozu venceu na estratégia, mas perdeu na execução, quando a verdade é que mesmo sua estratégia nem foi assim tão boa, poderia ter abrangido cenários mais vastos, e no mano a mano ela ainda deixa a desejar.

A Yayorozu pode construir o que quiser, e souber, a partir do próprio corpo, então entendo que construir um canhão sofisticado tenha drenado suas forças, mas talvez fosse caso de não ter construído canhão nenhum em primeiro lugar, essa é a questão. Quando ela encarar de frente seus embates e for capaz de executar planos realmente excelentes vou comprar a ideia que o anime quis vencer, mas falhou bastante comigo por esses erros.

Reconheço que ela evoluiu, mas vi evoluções mais significativas e interessantes em outros personagens, no próprio Tokoyami que poderia ter garantido a vitória do seu time se seus golpes fossem mais fortes, falo de força bruta mesmo, para desacordar o adversário. Do Aoyama nem tem o que falar, o loirinho se perdeu no personagem e mais uma vez foi inútil, se duvidar até o Mineta é um alívio cômico mais útil (e questionável, é claro) que ele.

Enfim, parece que garotas invisíveis não gostam de mangá e dadas as limitações da individualidade da Hagakure, até entendo ela ter conseguido bater no garoto mangá, mas não se libertar do forte aperto da Kendo, além de não ter usado sua capacidade de refração da luz nele porque não ajudaria muito, o garoto nem tem olhos só balões. Ela ainda foi mais útil que o boboca do Aoyama, mas demonstrou mais evolução no treinamento da estreia.

Tirando a trilha sonora legal em vários momentos e a animação consistente e fluída, mas até pouco exigida, posso dizer que esse episódio não foi de todo ruim, mas também passou longe dos melhores momentos desse anime muito porque parece que o autor não pensou a fundo nas ideias que queria trabalhar com esse combate. Ele precisava equilibrar os resultados entre as turmas para gerar alguma “tesão” e apenas cumpriu tabela aqui.

Por fim, isso significa que a próxima vitória é da 1-A? Não sei, realmente não lembro o que acontece, mas não importa para quem for, a gente já sabe que vai chegar tudo empatado no Deku para ele desempatar a parada e que, mesmo com a derrota certa para um dos dois, é de se esperar que as lutas que envolvam o Todoroki e o Bakugou (os co-protagonistas) sejam mais interessantes para o público e melhor pensadas pelo Kouhei-sensei.

Até a próxima!

Comentários