O clichê do salvamento na infância sempre funciona comigo, sabe por quê? Porque se tratam de crianças, então eu super consigo entender a caracterização das personagens, assim como o tipo de promessa que fizeram e o tipo de amizade que se desenvolveu entre as duas, Chisato e Kanon. Acho que a Chisato complicou um pouco demais as coisas, mas no final deu tudo certo, né? Vamos aproveitar o verão?

Aqui onde moro, em Fortaleza, é verão sempre, então não tenho todo esse apreço pelo verão que a gente costuma ver em animes, afinal, o Japão também tem suas épocas de frio castigante, mas acho que temperado pela dinâmica de gato e rato da Keke com a Sumire e os sentimentos agridoces, o dito pelo não dito, da Kanon com a Chisato esse festival de verão do Superstar!! ganhou cores bem interessantes…

Primeiro passando pelas amenidades, não canso de elogiar a implicância da Sumire com a Keke e vice-versa, até por como ela dá cores menos previsíveis a ambas as personagens, pois enquanto a Keke consegue fazer umas coisas incríveis mesmo sendo horrível em outras, a Sumire também é bem menos estabanada e sem noção do que era, por exemplo, a Yohane e a Kasumin, as influências mais próximas e óbvias dela.

Enfim, como o foco mesmo foi a relação das amigas, o primeiro momento em que o problema voltou com força foi na cena em que a Kanon fica entretida nos próprios pensamentos ao ouvir as garotas da SunnyPa justificando seus esforços. Isso a lembrou da Chisato, que ela foi um apoio emocional para a Kanon seguir com seu sonho de cantar, e de quebra virar uma idol. Fazer tudo isso sem ela ao lado não teria o mesmo gosto.

Sendo assim, era importante que víssemos o outro lado da moeda e se a princípio não entendi qual o motivo da Chisato querer trocar de curso, pelo menos não enquanto demonstrava querer se afastar da Kanon a fim de não atrapalhá-la, a Ren ter colado nela já anunciava o que veio a ser esmiuçado na segunda parte do episódio, isso enquanto trazia a garota de volta aos problemas do grupo de idols, matando dois coelhos com…

Outro trecho muito bacana para fomentar os clímax desse episódio foi a ligação entre as amigas, reforçando que o problema não era conflito de personalidades nem divergência de opiniões, mas algo mais sensível, quase imperceptível aos olhos (no sentido figurado, claro), não fosse a amizade de uma vida que as duas compartilham e que denunciou (principalmente para a Kanon) com facilidade que havia algo de errado ali.

E o que estava errado? Não diria que o pensamento da Chisato, mas a pressão que exerceu em si para obter resultados e justificar o que queria fazer, como se não vencer o torneio significasse que ela não estaria a altura da amiga ou da promessa que fez a ela. Acho que captei a lógica por trás do raciocínio da Chisato, mas confesso que o que me incomodou foi isso, a pressão, que tornou a coisa maior do que precisava ser.

Até porque, convenhamos, ela ir para o torneio e vencer em off passa uma ideia de que foi tudo uma bela desculpa para enrolar e adornar todo esse arco de definitiva anexação da personagem ao grupo. Ainda assim, não acho que a ideia foi ruim, só talvez fosse mais interessante usar um elemento outro como acréscimo a essa problemática. Por exemplo, algo que forçasse a Chisato a se provar, por mais clichê que fosse ficar isso…

No fim, a Chisato só queria provar para si que era capaz, que poderia seguir ao lado da Kanon sem ter que ser salva por ela. E conseguiu? Sim. Nós vimos isso? Não. Nós precisávamos ver? Não. Mas não ver aproximou a coisa de um mcguffin? Acho que um pouco sim. De toda forma, a direção dá uma bela compensada ao entregar um momento bem fofo e emocionante de reconexão das duas com direito a surpresa da Kanon.

Ela voltou a Tóquio rapidinho para repatriar a Chisato e gostei mais disso do que uma ligação de outra pessoa como citei que imaginava que fosse acontecer. Assim a volta da Chisato ao grupo ganhou mais força, mais naturalidade e relevância. No máximo questiono quando ela decorou a letra e obteve um entrosamento perfeito as amigas sem aparentemente ensaiar previamente a música. Eu sei, isso é o de menos.

O importante mesmo foi a apresentação, que proveu uma faceta diferente do grupo e nos passou uma ideia mais próxima do que vai ser a Liella! quando estiver com sua formação completa. A música (Tokonatsu☆Sunshine) é muito divertida, a coreografia foi exuberante e nem preciso elogiar os figurinos, né? Inclusive, tematicamente está tudo bem alinhadinho no anime. Nada além do esperado, eu sei, mas que está show está…

Por fim, o que podemos esperar do próximo episódio? Uma bela cozinhada até a anexação da Ren ao grupo (que só deve ocorrer no episódio 8) e, finalmente, uma apresentação do grupo completinho. Felizmente, a Ren já se reconectou com o microcosmo de idols escolares da Yuigaoka através da Chisato e deve ser mais natural seu “recrutamento” a partir de agora. Ela resistirá a graciosidade do verão ou vai se derreter? Veremos!

Até a próxima!

Extras

Comentários