Quero ver se Deca-Dence vai ter coragem de manter o que deu a entender no final desse episódio. Duvido e, de toda forma, matar personagem importante não é exatamente bom e nem exatamente ruim, depende dos rumos que a trama vai tomar e, claro, da maneira qus se faz. Eu não desgostei do que vi, só espero que aproveitem um personagem que ainda pode render muito a história. É hora de Deca-Dence no Anime21!

A “desconexão” da Natsume, ela entrou na luta meio fora de sintonia com o resto, e as ações dela lutando tanto fazem sentido devido sua inexperiência, quanto eram esperadas dada sua personalidade. Apesar de não ter entrado afiada ela até que mandou bem ao acertar o Gadoll alpha, mas eu não posso deixar de fazer alguns questionamentos que acho pertinentes.

Faz sentido mandar uma equipe que tem uma novata para lutar na linha de frente? Não faz, foi só para dar a heroína a oportunidade de enfrentar o perigo maior. Além disso, o próprio Gadoll alpha não deveria ter um corpo maior e mais truques na manga? A dificuldade da luta e ela em si não foram ruins, mas também não consigo engolir que era luta para derrotar “boss final”.

Na verdade, não era, mas foi vendida assim, então custava dar mais atenção aoa detalhes da narrativa? De toda forma, a carga emocional do momento foi razoavelmente bem explorada ao traçar um paralelo entre o ex-companheiro do Kaburagi e sua protegida, levar ele a violar descaradamente as regras e chegar a vitória com um certo ar de inquietação.

Porque o extermínio do tal Gadoll alpha gerou um problema maior para ele e a conta foi cobrada. Diferente do que ocorreu no passado, ele foi capaz de salvar a pessoa, mas por isso perdeu a vida, ou ao menos foi tirado de cena de forma violenta, mas um tanto seca.

Enfim, nem o desenrolar ou o final do episódio foram ruins, mas questiono o aparecimento de um Gadoll versão beta após a quebra de narrativa. Faz mesmo sentido? Não é uma falha de planejamento muito grande para um sistema que abomina bugs?

Um aspecto menos relevante, mas não insignificante, foi a animação do bicho, que estava bem feinha, além do próprio design não ter ajudado. Era mesmo um trabalho inacabado, o problema é ser essa a resposta para o imprevisto. No fim, acabou em luta de titãs.

Talvez isso tenha rolado para sucintar uma soberba por parte dos organizadores do jogo, e se formos lembrar que o Kaburagi agiu demais fora da linha e só foi pego quando era realmente inevitável isso faz certo sentido, essa displicência, mas não consigo deixar de achar estranho, meio conveniente, além de temer um pouco pelos próximos episódios, apesar de achar bem interessante a ideia da Natsume ficar um pouco perdida por um tempo sem o Kaburagi.

Ela ainda não sabe da missa a metade, mas deve começar a desconfiar e como é insistente não acho difícil que ela mesma descubra a verdade. Temo que o enredo perca força por um tempo, mas a calmaria (calmaria se não forem atrás dela por ser um bug) aparente também pode ser um caminho proveitoso para alongar a trama e desenvolver mais do mundo. Até agora foi mais gritaria e porrada, né, não que isso seja ruim, só não utilizou todo o potencial da obra.

Por fim, achei o final bom e ao mesmo tempo safado, pois dá a entender que eliminaram o Kaburagi, mas a certeza mesmo não há e ela faz qualquer um pensar que tem volta. Talvez seja melhor assim que tirar ele de cena de uma forma que pareça definitiva e depois fazer ele voltar sem tanto problema, porque ele deve voltar, seria o anti-clímax em sua pior forma se livrar do personagem agora. Tenho achado ele um pouco meloso ao defender a Natsume desde que admitiu sua rebelião interna, mas também gosto muito disso.

Por quê? Porque ele não está preso ao estereótipo de personagem cabeça dura que quer uma coisa, mas tenta agir como se não. Ele já admitiu qual é a sua visão de mundo e que riscos precisava correr para mantê-la, tanto que acabou sendo “enquadrado” por seu superior. Um personagem tão equilibrado como ele não pode sair de cena assim, ainda mais quando a Natsume ainda está amadurecendo e precisa de seu mentor, nem que para se agarrar a ausência dele.

Apesar dos pontos que me incomodaram acho que o anime continua ótimo, esse episódio foi muito bom, teve emoção, reviravolta e tensão na medida certa, além de ter representado um ponto de virada para a trama e um que, mais uma vez, não é cômodo. Como a Natsume vai se virar sem o Kaburagi? O que vai acontecer? Além disso, qual será o desdobramento da rebelião dele? O mundo precisa de bugs, animes também, pois é com eles que as qualidades de uma história brilham feito um arco-íris após a tempestade.

Até a próxima!

Comentários