X&Y (Aiyou de Mishi) é um anime (na verdade um donghua, anime chinês) de mistério e suspense do estúdio Pencil Lead Animate que adapta o manhua (mangá chinês) de Bi Shui Yu. Segue abaixo a sinopse extraída da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Buscando abrigo da chuva, Hu Zhi e Yan Yuechu acabam entrando no escape room X&Y.”

 

Você sabia que “escape room” é moda na China? Eu não sabia. Em todo caso, o importante mesmo é que, sendo verdade ou não, a ideia de explorar esse tipo de jogo muito me agrada por como conseguiram equilibrar o urbano com o soturno, sobrenatural quem sabe?

Nessa estreia não deu tempo de se apegar aos personagens ou tecer conjecturas acerca da heroína, no máximo pegar as pistas e, a partir delas, apreciar sua ambiguidade. Aiyou é vilã? É “heroína?” O que motiva o escape room X&Y a funcionar, e sua fama?

A única certeza que essa estreia nos passa é de que X&Y não é um escape room comum e que os protagonistas terão que ralar para escapar dali. Com um teor cômico, em uma ou outra cena, que me pareceu descolado, mas não se pode ter tudo também, né?

Há a barreira linguista, mas mais por questão de costume, afinal, japonês e chinês são ambas línguas “estranhas” ao brasileiro, e como já se tornou comum anime chinês na estrutura de temporada japonesa (esse é da Crunchyroll) a mim é natural vê-lo/comentá-lo.

Por fim, indico? Sim, o anime é curtinho, demora um pouco a mostrar a que veio e é estranha a normalidade com a qual o elemento “escape room” é tratado, mas, por outro lado, termina com um bom cliffhanger e tem ótimas OP e ED. Vale uma conferida.

Até a próxima!

Comentários