Tengoku-Daimakyo: Ilusão Celestial é um anime de ficção científica, mistério e aventura do estúdio Production I.G que adapta o mangá de Masakazu Ishiguro. Segue abaixo a sinopse extraída do Star+ (o streaming oficial do anime).

 

“Em 2024, monstros grotescos se esgueiram em meio às ruínas do Japão, enquanto os sobreviventes juntam com dificuldade o que podem para sobreviver. Kiruko aceita o pedido derradeiro de uma mulher misteriosa para levar um garoto chamado Maru ao Paraíso.”

 

O Production I.G está de parabéns, pois de novo entregou animação de muita qualidade e bom gosto, apresentando fluidez e consistência na medida certa, além de uma fotografia invejável e muita sobriedade, mas contundência, para concatenar a história a arte.

E que história, hein? Fazia tempo que não via uma estreia que me agradava tanto por simplesmente mostrar muito mais do que explicar, não se prendendo a infodump chato e anticlimático, deixando o telespectador descobrir a história junto dos personagens.

Claro que isso pode mudar em algum nível na sequência dos episódios, mas só da estreia ter tido tal desenvoltura, ter exalado confiando em seu taco, me ganhou muito fácil, muito porque o roteiro se saiu bem a nível superficial, mas também indicou uma profundidade interessante.

Por exemplo, o orfanato e seus adultos não mostraram hostilidade contra o Tokito em sua dúvidas, mas você acredita que eles só querem o bem daquelas crianças? A Mimihime e sensitiva “por acaso” em um mundo devastado em que monstros assolam a Terra?

Além disso, o contraste entre paraíso e inferno, explorado no título da própria obra, não deve ser por acaso, ainda mais se a nível micro o cliffhanger desse episódio tiver indicado um caminho para o macro, que seria uma reviravolta no status quo do misterioso orfanato.

Kiruko está levando Maru até o Paraíso, mas se o Paraíso que buscam for como o dos tomates, uma cilada? Além disso, e os elementos outros na equação? Como a Kiruko conseguiu aquele laser? Quem são e o que fazem as pessoas que ela quer encontrar?

Outras questões que me chamaram atenção, essas já mais intrínsecas aos personagens, foram a Kiruko se apresentando como homem ao grupo hostil e uma coisa que não entendi, quem faz a pergunta ao Tokio no meio da prova? Foi a próprio Mimihime ou…

A trama transcorre bem entre momentos cômicos, tensão e um flerte claro com o drama, que não chega na estreia, mas é indicado pelo cliffhanger. Que sim, foi previsível, mas a nível temático não vejo como faria muito sentido de outra forma, não mesmo.

Pensa aqui comigo, como e por que alguém manteria uma pousada tão simpática no fim do mundo? Você também deve ter achado estranho a carne parecida com a de javali citada pela dona. Será carne humana? E por que ela se preocupou com o incesto? Precisa deles “puros?”

Por fim, Tengoku-Daimakyo: Ilusão Celestial diz muito sem parar para nada, fazendo sua história avançar com dinamismo e equilíbrio, nos apresentando a personagens e mistérios potentes, que com animação e direção de primeiras soam tão substanciais quando devem ser.

Até a próxima!

Comentários