Higurashi no Naku Koro ni (2020) é uma nova versão do famoso Higurashi, anime de gore e moe baseado em visual novel que fez a cabeça de muito otaku há mais de uma década. Nesse reboot acompanhamos o dia a dia de Keiichi e de suas amigas de escola; a fofa Rika, a levada Satoko, a avoada Rena e a sagaz Mion. Keiichi vem de fora da pacata Hinamizawa e é bem recebido, mas algo parece estranho e cabe a ele investigar que segredos podem existir naquele lugar.

O contraste entre o gore da cena inicial e o moe que se arrastou por todo o episódio me fazem pensar no quão interessante pode ser essa combinação, claro, se bem trabalhada. Pela estreia ainda não é possível cravar como vão fazer, mas de uma coisa acho que a gente pode ter certeza, sangue e tripas não faltarão.

O moe excessivo e as repetições das formas de agir das heroínas chegaram a me irritar um bocado, mas sim, sei que é tudo proposital para contrastar com a violência que se avizinhava. Isso torna bem mórbido se divertir com as brincadeirinhas entre o quinteto e é estranho quando se sabe que é tudo uma fachada, mas eu acho que faz sentido se a violência também for excessiva, o que a fama da série nos faz esperar.

Não vou me focar na maior parte dessa estreia, pois, honestamente, há pouco a falar sobre as interações com as heroínas, é melhor falar de quando as coisas começam a parecer fora de lugar, em uma cena que no cenário apresenta um contraste visual de chamar atenção pela beleza e sobriedade (com a chegada da noite e a mudança de localização), mas faz com que o telespectador levante a sobrancelha com o que fala o desconhecido, um entre vários que sabem de mais.

Qual é esse segredo? Eu ainda não sei, mas não tem o tal festival fora de época e o lixão? Imagino que os litros de sangue da primeira cena estejam ligados a isso, mas agora, quem é o(a) assassino(a)? Tem só um? Porque no final dão a entender que só a Satoko não sabe de nada, melhor, só ela não deu a entender se sabia de algo. A Rena não deve ser a única que é capaz de matar se a Rika e a Mion também sabem o segredo e mantém uma forte vigilância em cima do Keiichi, o último a saber e alvo certo. Que azar o dele.

Assim deve ser. Os detalhes, sejam respostas secas, expressões faciais ou frases sem nexo, apontam que ele vai penar e está metido em algo perturbador. Não gostei apenas da falta de algo mais impactante, sem ser a cena inicial, claro. De resto, foi um episodio tão moe que me incomodou um pouco (apesar de haver o que analisar com isso), ainda que eu saiba qual é a verdadeira natureza da história. A parte mais “louca” de Higurashi tem potencial para ser “intensa”, vamos ver se o reboot faz jus a fama de um gore tão kawaii.

Até a próxima!

P.S.: Está tudo muito bonito, o que favorece o moe e, claro, a carnificina. O máximo que a cena inicial dá a entender é que um desenrolar possível é o Keiichi se tornar o assassino como reação as ações das garotas. Pode ser que ele seja um assassino de dupla personalidade, mas ele é o forasteiro ali, é mais provável que elas o envolvam em toda essa loucura.

Comentários