A cada episódio fica claro que Souma vem trazendo importantes mudanças para o Reino. Saneamento básico, educação e várias outras melhorias que para nós, em pleno século 21, deveriam ser o mínimo.

Fico feliz de ver que a história está indo nessa direção, afinal, como comentei no artigo passado, era necessário começar a mostrar esse tipo de melhoria, por assim dizer. Estamos numa história onde a proposta é gerenciar um reino a partir da posição de um rei e isso é necessário.

Com isso, reformas políticas eram importantes, claro, mas não mais do que reformas sociais e de infraestrutura. A melhoria nas áreas da saúde e educação são a prova de que as mudanças estão surtindo efeito aos poucos, porém, temos alguns problemas com isso.

Um bom exemplo de problema está na informação passada pela história do anime, pois estão explicando tudo de maneira confusa. Não estão deixando claro o que será feito e quem serão os contemplados/afetados, ou melhor, até explicam, mas a execução é diferente.

Nos dois últimos episódios nós tivemos explicações sobre os planos do Souma. Mas elas não foram boas o suficiente para entender aquilo que o jovem rei desejava fazer. No tocante à educação, por exemplo, critiquei a obra por não fazer a implantação de maneira ampla.

Na teoria apenas escravos receberiam educação. Enquanto isso teríamos todo o restante do povo vivendo na ignorância, o que não faria o menor sentido, afinal, o certo seria implantar um sistema educacional que afetasse o povo como um todo.

Após tudo isso, chegamos nesse episódio e vimos Souma falando com o Ginger sobre a escola que foi fundada. Crianças e adultos estão estudando lá e no final das contas o objetivo parece ter sido atingido apesar dos pesares.

Ou seja, no final das contas está acontecendo uma regulamentação no comércio escravagista e para o povo, houve a implantação da educação, além de outras melhorias. Estou curioso para saber o que Souma fará para atrair mais adultos para a escola, inclusive.

A outra melhoria foi na área da saúde. A procura por melhorias no tratamento de doenças sem o uso de magia foi uma ótima sacada de Souma, que entendeu os efeitos da magia e compreendeu que ela não poderia ser a única forma de tratamento para doenças e afins.

Com isso, a pesquisa e utilização de antibióticos foi uma grata surpresa que ele teve nesse mundo. Claro, isso tudo foi bem conveniente para ele, afinal, ter uma raça que enxerga os microrganismos e procura formas de controlar/eliminar as ameaças é algo bom até demais.

Mas ok, não é como se não tivéssemos visto outras conveniências acontecendo para o Souma. Fato é que ele vem aproveitando muito bem as ferramentas disponíveis em prol do povo de seu Reino. Fora isso, a história avança mais sem ter que ficar fazendo paradas para desenvolver esse tipo de detalhe.

Inclusive resta saber o que ele fará com os refugiados que estão próximos de seu reino. Já nesse episódio vimos que há movimentações de Souma em prol desse grupo de pessoas. O acolhimento não poderá ser imediato, mas só o fato de ter apoio por parte do Reino já facilita muita coisa.

Já ficou claro que ele precisará agilizar o processo, nem que seja aumentando a proteção que essas pessoas precisam. Os comerciantes de escravos são parte do problema, mas sabemos que a simples integração dessas pessoas deve ser feita com cuidado.

São refugiados de áreas realmente problemáticas que passaram pelo inferno para poder encontrar a paz. Se bem feita, a integração dessas pessoas pode ser algo bem positivo para Souma e o Reino.

Enfim, resta saber quais serão os próximos passos de Souma. Encontrar o chefe desses refugiados será um fator determinante nos próximos passos e por isso, confesso que estou bem curioso para ver.

Comentários