Não fossem as apresentações ao final do episódio esse teria sido um arco de treinamento clássico, e um dos bons, que meio que justificou o resultado omitido cinicamente no final. A gente sabe que elas vão ganhar, não tem como alguém igual a Margarete-chan ganhar da Liella! em uma competição musical e ao longo do artigo explicarei o porquê.

Dessa vez elas fizeram no inverno o que não fizeram no verão, algo que caiu bem após um episódio em que a participação das novatas foi, senão posta em xeque, questionada razoavelmente. E sabe o mais legal disso? O enfoque dado ao desenvolvimento da relação das nove, ainda que qualquer outra coisa (um enfoque em treinos ou o canto em si) provavelmente não teria sido melhor de toda forma.

Outro elogio deixo a proposta de tanto misturar kouhais e senpais com uma conexão clara quanto kouhais e senpais que começaram a criar um vínculo mais íntimo nesse episódio. Me refiro ao treino de dança entre Chinatsu e Shiki e a algazarra do trio Keke, Sumire e Natsumi; sendo que a Natsumi é a mais parecida com as duas, mas elas ainda não haviam se aproximado tanto ainda.

Quanto a Ren e a Mei, as duas são as compositoras das melodias do grupo, enquanto a Kanon e a Kinako são as compositoras das letras. Em todo caso, as quatro interações foram divertidas e valiosas as suas maneiras, tanto para quebrar o gelo entre secundaristas e primeiranistas quanto para igualar suas potencialidades, assim batendo de frente com o complexo de inferioridade das mais novas.

Mas é claro que nem tudo são flores, ainda mais quando a “antagonista” realmente antagoniza o que as protagonistas são por conceito. Se por um lado pode ser proveitoso a fim de contrapor pontos de vista (principalmente acerca da música), por outro chafurda na ideia requentada de que a Kanon é filha bastarda do Naruto com a Honoka e vai salvar a Margarete-chan com seu discurso no jutsu.

Além disso, o quão bobo é uma colegial desafiar as outras questionando o que é “cantar de verdade”? Se para a Margarete-chan cantar é poder, imagina para quem canta (e canta bem) e obtém sucesso sem precisar se limitar assim? E não só isso, que direito ela tem de subestimar as experiências alheias? Esse é só um dos motivos pelos quais ela vai (ela deve) perder para a Liella!, e bem perdido.

Não que a personagem ter essa atitude seja o problema, o que me incomoda é a roupagem convencional com a qual a situação vem sendo trabalhada, e não só isso, a Margarete-chan é um porre, é melhor que a SuunyPa pelo aspecto da competitividade com as garotas, mas pior pelo quão piegas ela parece devido ao que está na cara, que ela age assim por ser complexada com a Kanon.

O trecho de treinamento só vem para reforçar essa minha impressão ao potencializar as características que tornam as heroínas tão afáveis ao público e, principalmente, coerentes com as ideias com as quais trabalha o anime. Inclusive, elogio também o fato da Kanon ter achado a sua resposta ao simplesmente seguir em seu caminho. Essa é a Kanon que eu conheço, humilde, mas cheia de si.

Confiante o suficiente para apresentar, junto de suas amigas e parceiras, a belíssima canção que vai derrotar a canção da Margarete-chan, a qual, aliás, me pareceu mal mixada, pois o instrumental estava tão alto que abafou um pouco a voz dela. Uma voz linda para uma canção linda, mas que, comparando à música das Liella!, é solitária, carece de um tempero que já era complicado de ter.

Digo, ela é uma, e por mais interessante que possa ser, é difícil competir com nove, com as infinitas possibilidades que essa mescla é capaz de entregar ao público no palco e fora dele. Não à toa a Natsumi se preocupa tanto em produzir “conteúdo”. O behind the scenes tem seu peso no estabelecimento da imagem de um artista (ou um grupo deles) nos dias de hoje, ainda mais idols.

Por fim, preciso elogiar a letra da nova música, sua coreografia e o jogo de cenas robusto que nos entregou tanto cortes belíssimos focados em cada uma das idols quanto cortes de cena e coreografia agradáveis e condizentes com a proposta da canção, uma música que envolve mais as pessoas enquanto comunidade, o que é diferente da canção da Margarete-chan, que é mais para uma apreciação a solo.

Tirando a questão da Margarete-chan (a parte negativa dela) o episódio foi irretocável, seguindo a evolução de recompensas que o anime têm nos proporcionado a cada semana, a cada contato com as school idols mais fofas, divertidas e malucas do mundo. Na verdade, praticamente as únicas. Não tem competição, ninguém pode com as school idols da Yuigaoka, as school idols da Liella!.

Até a próxima!

Comentários