Sim, esse episódio foi um recap, mas trouxe várias informações novas e necessárias a fim de fechar o arco narrativo do primeiro cour do anime. Vou pincelar os pontos importantes da melhor forma que puder, mas lembre-se, esse é um saldo geral, não significa que será positivo…

Se o Re-Destro, o líder na prática, estivesse no esconderijo a evacuação teria sido mais organizada e eficiente? Provavelmente. Então sim, foi uma boa ideia atrai-lo para uma armadilha, o erro foi arriscar a vida da comandante do comitê estando o Bubaigawara do outro lado.

Percebe como a existência do Twice, e da individualidade do Eraserhead, são artifícios de roteiro muito convenientes? O Kohei teve coragem de se livrar de um nesse arco, mas e do outro? Nada me tira da cabeça que o professor deveria ao menos ter perdido seu poder.

E não porque não foi palpável sua reação rápida, mas porque, convenhamos, é um poder muito conveniente. Outra coisa que não gostei foi da morte da Midnight. Digo, achei legal um herói morrer por escombros (se foi mesmo esse o caso) como um humano normal poderia, mas…

Por que precisava ser uma mulher? Já tem tão poucas, sendo ela a única professora (se tem outra nem lembro, para você ver como são irrelevantes na UA). Além disso, o quanto isso realmente pesou? Não teria sido mais impactante se o Eraserhead tivesse ido de comes e bebes?

Enfim, entre erros e acertos, tem algo no discurso do Dabi que juro que não entendo ser, aparentemente, engolido de maneira tão fácil e natural pela sociedade. É sério que um herói nunca matou um vilão em uma missão? O fato do Twice ter a individualidade que tinha não pesa?

Digo, em dois tempos, com uma nota, o governo poderia ter contornado a situação. É bem diferente do caso do Endeavor, então não entendo mesmo isso reforçar as críticas a sociedade, que são sim pertinentes, mas chega a ser maniqueísta a forma como o anime aborda.

Quanto a omissão dos fatos, principalmente os que envolviam os estudantes, nada fora do esperado, até porque já aconteceu outras vezes. Mas será que isso não expõe um erro, que também é uma conveniência, de roteiro? Não era para os primeiranistas estarem lá, não mesmo.

Por mais talentosos que sejam, por mais que tenham história com os vilões, etc. Aliás, é justamente por isso que eles não deveriam estar lá. Mas tudo bem, eles precisavam estar, principalmente os três que enfrentaram o Shigaraki, Ou melhor, a casca do vilão caído, pois…

O AFO está indo atrás de resgatar seu corpo original. Isso significa que o mãozinha morreu? Duvido, está mais para “perdido em si mesmo.” Quem eu não quero que perca o sentimento é a Uraraka, que marejou meus olhos com seus salvamentos, mas sentiu o baque.

Nesse saldo geral todos saíram perdendo, todos saíram ganhando, mas com certeza quem perdeu mais foi a sociedade (tanto civis, quanto heróis), afinal, os vilões que compraram essa briga e a trouxeram à tona, eles entraram nessa sabendo dos riscos.

Até por isso tenho sentimentos mistos sobre o quanto essa tentativa de vitimá-los (escancarada na OP em que o Deku tenta salvar o mini mãozinha) está no prumo. Sei que é para manipular a opinião pública, mas o quanto eles mesmos acreditam nisso? Vamos ver, vamos ver…

Até a próxima!

Comentários