UniteUp! é um anime original de idols do estúdio CloverWorks. Segue abaixo a sinopse extraída da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Sob o nome artístico de KIKUNOYU, Akira Kiyose publicava suas músicas em um site de vídeo em streaming até ser abordado pela sMiLea Production. A sMiLea foi fundada por uma dupla de idols aposentados, com o intuito de formar os idols de uma nova geração. Ao lado de Banri Naoe e Chihiro Isuzugawa, Akira forma a unidade Protostar, que estreia no mercado musical ao lado de outros dois grupos da sMiLea: o Legit e o Jaxx Jaxx.”

 

UniteUp! teve uma estreia promissora e para lá de agradável em que fomos apresentados a um protagonista simples, mas com um amigo gordinho simpático, e a um universo de idols interessante, com boas apresentações, boas músicas e ainda muito a ser visto.

Primeiro temos Akira e Kaachan (um Kaachan tinha que ser um amigo de infância de verdade, não é mesmo?), dois amigos de baseball e da vida que apoiam os sonhos um do outro, apesar do primeiro não ter um sonho claro e o outro só querer hackear a casa Branca.

Zoeiras a parte, o roteiro apresenta bem as personagens, a desistência do sonho do baseball pelo protagonista e o ato invasivo do amigo ao tornar Akira uma espécie de subcelebridade dos covers musicais. A própria inserção dos irmãos da agência foi muito bacana.

A apresentação em CG do duo foi bem movimentada e entregou uma música empolgante, mas o que me chamou a atenção mesmo foi o breve trecho de dança em animação convencional. Talvez não se repita ou se repita pouco, mas seria bacana ver uma apresentação toda assim.

Quanto ao duo e a proposta, levando em consideração o interesse e o feedback do público nos covers, além das impressões pessoais de um dos irmãos, fez todo sentido a forma como a situação foi abordada, até para equilibrar razão e emoção em uma proposta profissional.

Em outros âmbitos só o racional seria relevante, mas aqui se fala de arte, de impressões subjetivas que também devem ter relevância na avaliação de quem recrutar a fim de compor um grupo de idols. Claro, isso levando mais em consideração a música que a “embalagem.”

Como adendo a essa formação de alicerce proveitosa, gostei de logo de cara falarem sobre os outros agenciados pelos irmãos, como se para evidenciar que mais grupos idols vão interagir na trama, a tornando não apenas sobre o trio que deve ser o principal.

Ainda assim, é claro que espero maior enfoque nele, até porque nada vimos ou sabemos de como o grupo será. No máximo poderia supor que um será assim, outro será assado, mas a verdade é que essa estreia apenas apresentou o protagonista e nada mais.

E quanto a ele, gostei da maneira como ele entra nesse sonho idol, descompromissado, mas não sem algum peso dramático, trazido muito pelo amigo ao explicar porque ele fez o que fez, mas também por conta de si próprio, por sua falta de objetivos e amor pela música.

Akira é jovem, tem uma vida estável, feliz, é compreensível que não se pressione com sonhos futuros, mas que sinta falta de um prumo. É agindo para preencher essa lacuna que o amigo mostra o canto dele para o mundo, por sentir que tal talento não poderia ser desperdiçado.

Essa ideia de puxar para o lado do sentimentalismo sempre funciona em animes musicais, pois música é 100% isso, é algo muito subjetivo, que depende de como a pessoa vê (ou melhor, ouve), ainda que você possa qualificar e quantificar talento em algum nível.

Por fim, a animação de qualidade, a parte musical e a simpatia dos personagens apresentados (a mãe dele é 10/10 demais) contribuíram para tornar ótima a estreia, mas fica evidente que o anime será outra coisa e ainda deve ter muito a mostrar em seus próximos episódios.

Para começo de conversa, UniteUp! teve um início que eu poderia chamar até de “fofo,” alternando bem entre momentos cômicos/leves e mais dramáticos/pungentes (mas nem tanto), entregando o suficiente para que eu levasse a história a sério e quisesse ver mais.

Até a próxima!

Comentários