Onii-chan wa Oshimai! (ONIMAI: I’m Now Your Sister!) é um anime de comédia e slice of life do estúdio Bind que adapta o mangá de Nekotoufu. Segue abaixo a sinopse extraída da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“A última coisa que o otaku antissocial Mahiro Oyama esperava ao acordar em mais uma manhã de videogames e salgadinhos é que ele teria sido transformado numa garota pré-adolescente! Sem saber, ele foi vítima de um experimento de sua prodigiosa irmã mais nova, Mihari, que aproveita essa… mudança de ares para tentar incutir no rapaz alguns bons hábitos, como boa alimentação, higiene pessoal e exercícios regulares. Será que Mahiro vai se acostumar com seu novo corpo e sua nova vida?”

 

Antes de qualquer coisa, que anime bonitinho, hein? Muito bem animado, consistente e fofo, com cores tão bonitas e uma fluidez invejável. O Bind surgiu para animar Mushoku Tensei e, ao que tudo indica, seguirá com um alto nível de qualidade técnica em suas outras empreitadas.

Quando ao que ainda é o mais importante, que é a história, só eu que não me incomodei com o fato do anime deixar de lado qualquer discussão mais profunda sobre a “troca de sexo?” Inclusive, talvez a forma como o Mahiro lida com isso seja mais um indicativo de seu “fundo do poço.”

Digo, ele aceitar tão bem a maluquice da irmã, e se adaptar passivamente a tamanha mudança, denota um quase que total desprezo a sua identidade enquanto homem, talvez até como ser humano em sua totalidade. Ele até tem uma leve crise de identidade no provador, mas…

O anime claramente não está a fim de discutir a coisa com a seriedade que, por exemplo, um obra de drama faria. Ao mesmo tempo, foi bem evidente que não será só comédia e moe, que há tópicos importantes a serem tratados na “reabilitação” do protagonista.

Porque o enredo dá muitas pistas, e no final entrega, que a verdadeira intenção da irmã com tudo isso é trazer o irmão de volta a sociedade. Será que por culpa pelo que ele se tornou? Imagino que sim, o que não desculpa o absurdo que ela faz com ele.

De outra forma, não seria antiético mudar o sexo de alguém sem o consentimento da pessoa, aliás, fazer qualquer procedimento médico sem o consentimento do paciente. Mas a gente sabe que o ponto da história não é esse, né? Digo, não é onde ela vai focar.

O foco na reabilitação social lenta e progressiva do irmão acaba sendo mais interessante, até porque casa muito bem com a pegada cômica e fofa que a trama proporciona com eficiência, visto que explora bem os contrastes e novos costumes do herói (ou seria heroína?).

E ainda há muita coisa a trabalhar, mas não focando apenas no lado cômico dessas esquetes, como também no aspecto dramático, afinal, Mahiru é alguém recluso, complexado pela irmã e portador de uma baixa auto0estima que mina seu desenvolvimento pessoal.

Não condeno quem não gosta de gente e não quer se misturar, mas a corridinha com a irmã mostra que não é bem isso, ou pelo menos não é só isso. E o melhor de tudo? Ele não tem raiva da irmã, até se dá bem e se apoia nela, é mais uma problemática interiorizada dele.

Sendo assim, espero um anime muito bem animado e divertido, mas com espaço para drama intercalado com as tiradas cômicas óbvias. Nem 8 nem 80, Onimai pode ser fofo e divertido, mas tem conteúdo e potencial para ir além da comédia pura e simples. Veja, valerá a pena.

Até a próxima!

Comentários