Uma cena: Shigatsu wa Kimi no Uso – ep 15 – Só há um caminho
Enquanto a temporada não começa e enquanto não consigo me forçar a escrever uma resenha completa de um anime, por favor me acompanhe em mais esse breve comentário sobre uma única cena. Dessa vez a escolhida é do episódio 15 de Shigatsu wa Kimi no Uso.
Kaori está hospitalizada, o que não é novidade nenhuma para ela mas ela vinha até pouco tempo escondendo de seus amigos e o anime escondia isso dos espectadores. Para ela é normal, só mais uma hospitalização de rotina, ela está até caminhando feliz pelo corredor escuro do hospital vazio durante a noite. De repente, ela cai. Ela também já teve crises antes, não teve? Será que essa seria pior? Mais forte? Igual? Ela vai melhorar, não vai? Essa é a esperança que ela ainda deve ter (nem que seja uma esperança ilusória), e certamente a esperança de muita gente que assistia o anime até aquele momento. Uma sequência de quadros aleatórios do hospital no entanto responde com tamanha eloquência que é até difícil chamar isso de metáfora: não há mais volta para a Kaori.
Setas no chão em um encontro de corredores: duas interrompidas, apenas uma continua. O sinal de saída de emergência: Kaori quer escapar desse sofrimento! Uma luz vermelha: negação, proibição. A sandália tombada da Kaori jaz no chão em cima do único caminho que resta: o azul. Cor da tristeza. A partir desse ponto, se alguém ainda tinha dúvidas, não tem mais direito de ter: a tragédia é inevitável.