Depois do plano ter falhado por completo e do porto se tornar um campo de batalha, a fuga em segurança dentro do navio quase foi impedida também. Foi por pouco, por muito pouco. Ou melhor, foi pela Gabi mesmo.

Logo de cara irei focar naquilo que julgo ser o que esse episódio melhor apresentou, e que na verdade sempre foi a melhor coisa do próprio anime: cenas de ação. Sendo mais específico, excelentes cenas de ação.

Do início até o fim desse episódio ele foi repleto de boa ação, o que tornou ele um episódio bem interessante e divertido de se acompanhar. Ainda que claro, tendo em vista todos os grandes acontecimentos dos últimos episódios essa batalha parece ser algo de menor importância. E de fato é tendo em vista a trama geral.

Seja como for, este ponto deve ser destacado pois além de ser bom, eu diria até que foi inesperadamente bom. Tudo bem, estamos falando do MAPPA que é um excelente estúdio.

Na verdade, estava até demorando para vermos uma sequência de batalha tão bem animada e dirigida como essa. O estúdio conseguiu transformar aquele que tinha tudo para ser apenas mais um episódio banal em algo realmente valioso. Ainda que claro, valioso especificamente nesse sentido.

Ver novamente o Titã Encouraçado e a Titã Fêmea em ação foi bem interessante também, embora ambos tenham sido derrotados rápido demais. Os melhores momentos foram os do Floch no final das contas. Foram de fato tensos, o que é curioso já que o episódio como um todo não foi desafiador de forma alguma.

Ainda assim, aquela cena onde ele é baleado soube trazer certa tensão bastante inesperada. E claro, quem mais poderia ser a grande salvadora senão a Gabi? Outra vez ela mostra por que é uma das melhores personagens desse anime.

Foi sem dúvidas uma excelente cena, uma das poucas que foram construídas de uma forma bastante natural. Porque se eu tenho que citar um problema desse episódio, por mais estranho que possa parecer, eu teria que citar a construção da ação.

Pois é, a ação envolve tanto a melhor quanto a pior coisa do episódio. O grande problema é que tudo foi muito conveniente.

E gostaria de explicar melhor esse ponto, pois quando digo conveniente não digo que tudo aconteceu de forma a favorecer os personagens principais, na verdade se assim fosse talvez a luta teria sido muito mais fácil, pois quando digo conveniente quero dizer que tudo ocorreu conforme as vontades do autor.

Há uma coisa muito interessante na construção de histórias que é o fato de que o próprio autor está limitado em suas possibilidades. Inclusive, é claro, em como os personagens se comportam e respondem a certas coisas.

Aqui o autor fez com que tudo que acontecesse fosse de alguma forma conveniente para as suas próprias vontades, como se eles não fossem pessoas autônomas, mas apenas bonecos manipuláveis. Sem falar das situações que eram todas favoráveis de alguma forma para que o autor conseguisse cumprir certos objetivos.

Como fazer o Falco virar um titã e depois ser facilmente derrotado, ou o próprio Titã Encouraçado e a Fêmea que foram tirados do jogo para não tornar a batalha enfadonha, ou os soldados inimigos não mostrarem resistência contra os humanos aliados, ou o próprio fato do Armin não poder ajudar na batalha.

Enfim, um desses pontos ou outro não seria um problema, mas quando todos eles se assomam é que temos um problema. Sem falar que não é apenas sobre o fato, mas em como esse fato acontece.

Agora, note que o problema não é ser conveniente, mas apenas quando a conveniência tira a naturalidade da cena. De um modo geral esse episódio ainda assim foi bastante agradável. Gostei inclusive do sacrifício presente em seu final, embora seja óbvio que isso tenha um valor mais simbólico do que realmente dramático.

Agora, depois desse episódio apenas nos resta mais um. Estou curioso para saber como ele será, espero que essa temporada possa ter um bom final. Até mais.

Comentários