Bom dia!

Faz tempo que eu não escrevo sobre Vinland Saga. Quero dizer, faz tempo que não escrevo sobre anime nenhum. Mas isso muda hoje 🙂

Os três episódios que abordo nesse artigo destacam várias mudanças que estão ocorrendo, de forma mais ou menos sutil.

De nossa posição privilegiada já sabemos que o paganismo normando será inexoravelmente substituído pelo cristianismo. Em episódio anterior já vimos o Rei Sueno reclamar com Ragnar sobre o cristianismo. Mais especificamente, ele diz que o cristianismo fez de Canuto um fraco.

Eu não acho que seja o caso e ao final do artigo espero retornar a esse ponto, mas voltemos um pouco.

Sueno é pagão, como a maioria de seus conterrâneos, embora já hajam cristãos entre os vários povos nórdicos, como visto logo no primeiro episódio do anime quando Leif Erikson comenta sobre a religião.

Canuto é cristão e será ele o futuro rei.

Saem o ragnarok, a glória em batalha, as valquírias e Valhala, entram o apocalipse, o amor em Cristo, os anjos e o Paraíso. Mesmo entre os ferozes vikings de Askeladd, que gargalham abertamente e zombam da nova religião, vemos aqueles que se interessam por ela.

 

Vikings interessados na pregação cristã do padre que acompanha Canuto

 

O momento menos sutil em que esses episódios trataram do tema mudança foi quando Askeladd fez um de seus monólogos, dessa vez para Thorfinn, contando fragmentos da história desse mundo que explicitamente elencam mudanças do passado, presente e futuro.

Ele está contando uma parte da história de Gales.

Um pouco de contexto histórico:

Antes dos romanos conquistarem vastas porções do que hoje é a Ilha da Grã-Bretanha ela era habitada por várias tribos celtas: os bretões (ou britanos). A eles se deve o nome da província romana: Britânia.

 

Velha moeda romana

 

No final do século 4, Magno Máximo, comandante romano da Britânia, partiu para a Gália com as tropas e o corpo administrativo para usurpar o trono romano, tornando-se Imperador. Deixou o governo da Britânia para os chefes bretões. Uther Pendragon, o Rei dos Bretões mítico, seria dessa época de transição.

Nos séculos 5 e 6 a Bretanha foi invadida pelos anglos e pelos saxões, tribos germânicas que coletivamente se tornariam os anglo-saxões e, mais tarde os ingleses. Os bretões resistiram bravamente, e é nessa época que Arthur Pendragon, também mítico e filho de Uther, teria se tornado ele próprio o Rei dos Bretões e dado combate aos anglo-saxões.

Na época em que o anime se passa, os bretões já foram derrotados e assimilados em quase toda a ex-Britânia, com exceção de alguns territórios dos quais o maior de todos e mais notável era Gales. É nesse contexto que Vinland Saga retrata os galeses e sua suposta esperança pelo retorno do Rei do Bretões: Artorius.

 

A Excalibur das lendas arturianas?

 

Da forma simplificada em que Askeladd coloca, os romanos foram sucedidos pelos anglo-saxões, agora ingleses, e esses serão sucedidos pelos dinamarqueses.

Assim como o paganismo será sucedido pelo cristianismo.

Assim como Sueno será sucedido por Canuto.

Assim como o próprio Askeadd será sucedido por Thorfinn, nas palavras do próprio chefe viking.

O que é interessante em ter Askeladd dizendo isso é que ao fazê-lo está indiretamente admitindo que não pretende matar Thorfinn. Ora, se o garoto um dia será mais forte que ele e o matará, por que Askeladd não o mata antes?

Não é o único sinal de tratamento especial que Askeladd dispensa a Thorfinn, mas essa foi talvez a primeira vez em que ele colocou isso em palavras para o próprio protagonista e sem ser em tom de desafio ou ameaça. Ele estava apenas sendo sincero.

Por quê? Apenas para usar Thorfinn? Se fosse o caso, ainda faria sentido que ele o matasse antes que acabasse sendo morto. Alguém capaz de te matar não é mais alguém que você possa simplesmente usar. Quero dizer, tenho certeza que Askeladd é astuto e conseguiria usar Thorfinn ao máximo, mas mesmo assim não há porque ele dispensar a opção de o matar.

Ou Askeladd está com os dias contados de qualquer jeito e sabe disso, ou ele tem algum outro objetivo em mente. E essas opções não são mutuamente exclusivas.

A questão do objetivo é importante. Por que lutar, afinal? Thors já disse que nenhum homem tem inimigos – e pelo menos Thorfinn, se ninguém mais no mundo, leva seu pai a sério. O anime quer que levemos Thors à sério.

Se não é apenas para derrotar o inimigo diante de si, porque não há inimigos, há de haver outro objetivo. E, com efeito, todo mundo em Vinland Saga tem um objetivo pelo qual lutar.

A maioria dos mercenários, de quaisquer das tropas envolvidas mas principalmente os de Askeladd, com quem temos mais intimidade, luta por riquezas, mulheres ou terras.

 

Thorkell, o Alto

 

Thorkell, o Alto, como um bom viking dos velhos tempos (que vêm sendo superados cada vez mais rápido), deseja a glória de morrer em batalha. É provável que porção considerável de sua tropa lute pelo mesmo motivo.

Thorfinn luta por vingança.

Ele sabe que não é isso que seu pai iria querer. Nesse episódio vemos ele mais uma vez sonhando com seus próprios fantasmas. Thorfinn ficou para trás depois de seu pai se sacrificar por ele para se vingar de Askeladd, o que ele poderia fazer a essa altura?

Em todos esses anos ele vem evitando lidar com a morte do pai. De quem é a culpa de seu pai ter morrido? Seria dele, Thorfinn, por ter sido feito refém? Seria dele, Thorfinn, por ter se esgueirado no barco de seu pai contra ordens explícitas? Se a culpa for dele, o que ele irá fazer?

 

Thorfinn sonha com seu pai em paz, na Vinlândia

 

Melhor então que a culpa seja de Askeladd. Assim que ele cumprir sua justa vingança e matar o homem, seu próprio pecado será expiado.

E não é como se ele pudesse desistir a essa altura em todo caso.

Thorfinn não gosta de matar, e, no entanto, já matou muito e continua matando. Ele sonha com a Vinlândia das histórias de Leif Erikson, uma terra sem guerras e sem escravidão, enquanto ele próprio é escravo de sua vingança.

Sim, de sua vingança, não dos ardis de Askeladd! Thorfinn não está sendo manipulado! Ou, pelo menos, ele quer acreditar nisso, ainda que saiba não ser verdade. Ele construiu toda sua identidade e toda sua razão de ser em torno de sua vingança. Se ele desistir agora, subitamente a culpa de tudo volta a ser apenas dele. Terá sido tudo em vão.

E isso nos traz de volta ao objetivo de Askeladd. Qual será? Terá ele também passado de algum ponto de não retorno, como Thorfinn?

Ao contrário de Thorfinn, porém, Askeladd não aparenta ter a quem culpar. Ou será que tem? Ele conhece muito bem os galeses, que, como escrevi no começo do texto, são os herdeiros das tradições celtas e romanas na Britânia invadida pelos anglo-saxões. Askeladd até mesmo já afirmou em episódio anterior ser descendente de Artorius!

Terá Askeladd algo contra os ingleses, que dominam a maior parte da ilha já há alguns séculos, com conflitos esporádicos com os galeses?

Terá Askeladd algo contra os dinamarqueses, que vêm saqueando também as terras galesas desde o começo da invasão?

Qual é o objetivo de Askeladd?

Por enquanto, é usar Canuto como moeda de troca.

 

O Príncipe Canuto

 

E qual é o objetivo de Canuto?

O jovem príncipe nem falou no anime ainda. Ele provavelmente nem tem um objetivo, negligenciado pelo pai e superprotegido por Ragnar.

Será que Canuto é fraco por não ter um objetivo, e, pois, um motivo para lutar?

O que irá mudar, para Thorfinn e Askeladd, quando Canuto tiver um objetivo?

 

Comentários