No final do episódio passado vimos a reviravolta da Karasuno, tomando o controle da partida. A única coisa que mudou daquela situação para o início desse episódio foi a entrada do Kita na Inarizaki. E que diferença a presença do capitão não faz.

Cravando seus companheiros de críticas construtivas e mantendo bem os olhos neles, ele já demonstra ser bastante intimidador. E ele não é daqueles que só falam. Não, em todas as oportunidades que teve foi simplesmente impecável. Dando segurança para uma equipe que estava em caos e que portanto buscava ordem, exatamente a especialidade do Kita. Só a sua presença já é tão ordenadora quanto a sua própria personalidade.

Ele é um grande jogador e com ele em quadra todos os seus companheiros conseguem mostrar do que são capazes. Resultado? Em um passe de mágica a Inarizaki que tanto sofria agora com o seu capitão conquista com facilidade o segundo set para si.

Tudo isso devido a estabilidade mental do Kita, o que dá a ele grande confiança. Mas confiança, e não soberba. Ele nem se compara ou espera algo dos outros, mas age para seu próprio “deus”. Nesse caso, sua própria consciência. Pois o Kita sempre agiu como se alguém onisciente o observasse, ou seja, alguém que ele não pode enganar e que pode julga-lo em cada ato que ele fizer.

Ainda assim, com todo esse equilíbrio e segurança mental sua forma de ver o mundo o confunde vez ou outra.  Tudo que ele fazia seu foco era na própria rotina. E fazia muito bem feito, com grande precisão e dedicação. Mas quando ele conquistou algo, no caso a posição de capitão do time, ele sentiu algo novo, pois viu que há algo além da rotina. Ele percebeu que ela pode servir para alguém além dela mesma.

Enfim, eu gosto muito do personagem, talvez o meu favorito do anime todo. E aquela cena das lágrimas é uma muito bem construída, tanto que tenho que lembrar outra vez sobre os desenvolvimentos psicológicas. Essa é a coisa mais incrível que “Haikyuu!!” faz, sério. É o que mais me dá gosto de ver.

Mas o episódio não se resume ao Kita. Um personagem que vem tendo muito destaque, infelizmente para ele, é o Nishinoya. Aqui ficou bem claro que o que ele sente é medo. Tamanha é a qualidade dos saques do Miya Atsumu. Outro que está tendo dificuldade na defesa é o Tsukishima. E veja só, quem se destacou nessa área foi o Kageyama, que já fazia uma partida incrível com seus levantamentos e até mesmo nos saques.

Uma coisa que gosto de animes de esporte são os momentos em que o anime sabe parar, explicar e detalhar as coisas práticas que estão acontecendo a partir de uma perspectiva teórica. Tenho que dar os parabéns à representação visual das diferenças entre cada equipe. Além da explicação sobre as vantagens da rotação atual da Karasuno.

E já venho falando tanto da animação que até era previsível que esse momento chagaria. Se acalme, dessa vez é para elogiar. Tecnicamente essa temporada não está no nível das anteriores, mesmo levando em consideração os episódios bem animados como esse. Vez ou outra o anime dá alguns espasmos aqui e ali, mas essas são exceções. Ainda assim desde que o anime mantenha a qualidade no nível desse episódio já será excelente.

Enfim, eu adorei o episódio. Estava muito esperançoso para ver como adaptariam a história do Kita e fizeram isso muito bem. Adorei o episódio, espero que assim continue. É bem triste ir ver um episódio já com medo do que virá, mas mesmo com esses problemas e essa constante desilusão o anime tem entregado bons episódios.

Então repito: que assim continue. Até mais.

Comentários