The Little Lies We All Tell (4-nin wa Sorezore Uso wo Tsuku) é um anime de comédia escolar do Studio Flad que adapta o mangá de Madoka Kashihara. Segue abaixo a sinopse extraída da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Rikka, Chiyo, Sekine e Tsubasa são amigas que estudam em um mesmo colégio feminino. À primeira vista, elas parecem ser alunas normais do oitavo ano, mas cada uma delas possui uma identidade secreta: uma é alienígena, outra é uma ninja fugitiva, a terceira tem poderes sobrenaturais e a última é um garoto disfarçado! E por conta de um pequeno mal-entendido, sua escola e o resto do planeta serão destruídos! Cada uma delas esconde o que realmente é, mas continuam unidas pelas pequenas mentiras que decidem contar sobre si. Uma comédia escolar sobre amizades construídas sobre falsidades!”

 

The Little Lies We All Tell teve uma estreia muito simpática em que apresentou as quatro heroínas da história e sua proposta, narrar o dia a dia um tanto quanto peculiar de quatro estudantes ginasiais que não são bem o que parecem, para dizer o mínimo…

Gostei bastante da apresentação de cada personagem, de como fica claro o quão peculiar cada uma é. A alien está encalhada na Terra e socializa para manter seu disfarce, a ninja gosta do colégio, a telepata é a mais “normal” das quatro e a outra é… um garoto!

Inclusive, achei perspicaz que o garoto não tivesse a mente lida, deu margem a mais imprevisibilidade na trama, além de que seria mais estranho “ela” pertencer ao grupo se alguém soubesse que é “ele.” Se duvidar, assustaria mais que a alien ou a ninja.

Outra coisa que me divertiu bastante foi o aproveitamento dos mal-entendidos derivados dessas mentiras para emplacar situação estranhas mesmo pensando em brincadeiras. A esquete da alien fazendo quiz foi muito criativa e encaixou bem com suas “necessidades.”

A cena da kunoichi enfrentando o ninja enviado para assassiná-la também foi muito boa, principalmente porque foi inusitadamente bem animada para um anime que não é feio, longe disso, mas não é rebuscado. Você percebe que há menos recursos, e isso é compreensível.

O anime é um slice of life com comédia dividido em esquetes (de transição relativamente sutil) que visualmente dá ao telespectador o necessário para apreciarmos o moe, mas, principalmente, apreciarmos a comédia, que é seu principal objetivo e ponto forte.

Algumas piadas não me conquistaram, mas gostei da maioria, e a abordagem, dentro da problemática de mentir (de encarnar uma máscara) a fim de se adequar socialmente, foi bem trabalhada, quase avançando o território do drama em alguns momentos.

Eventualmente pode ser que mais delas descubram os segredos umas das outras, mas o mais importante para mim é o quanto esse tipo de história, sobre não ser completamente transparente ao conviver em sociedade, se relaciona com o que fazemos todos os dias…

Se duvidar pessoas “normais” têm mascaras mais “grossas” e perigosas que essas garotas, que gostam umas das outras e devem nos arrancar bons risos até o final do ano. Neste anime temos uma alien, uma kunoichi, uma telepata e um garoto; o que poderia dar errado, não é mesmo?

Até a próxima!

Comentários