KanColle: Itsuka Ano Umi de (KanColle: See You Again on Another Quiet Blue Sea) é a segunda temporada/spin-off de KanColle, o anime das garotas-navio que adapta um jogo mobile e também já teve filme. A produção é do estúdio ENGI e terá oito episódios a serem exibidos na Crunchyroll.

A nostalgia que KanColle me traz é inigualável muito devido a Miiro, a abertura do primeiro anime, que é cantada pela banda AKINO with bless4. KanColle é o anime de garotas-navio mais icônico (desculpa Azur Lane) que existe e é um prazer poder comentar sua sequel/spin-off.

Nesse anime a protagonista não é a Fubuki, mas a Shigure, só que ela está meio “à deriva” devido a “perda” de uma companheira de unidade e a formação de uma nova, coisa que o anime transmite mais com imagens do que com palavras, e posso dizer que faz isso bem feito.

Por um lado podemos dizer que o ritmo dessa estreia foi morno, que houveram muitas sequências mais paradas. Por outro, a gente pode encarar que a narrativa buscou se desenvolver com calma, mais mostrando do que falando; o que gostei até pela personalidade da Shigure.

A Shigure é mais reservada, mas não chega a ser apática, o que me anima para acompanhá-la nos míseros oito episódios que esse anime terá, o qual você pode considerar uma sequência, mas também um spin-off, afinal, não tem os navios “protagonistas” em destaque.

Não à toa o nome da nova divisão da Shigure é repetido a esmo, para que lembremos dele (o que não consegui) e isso provoque um contraste entre sua função. Ela é feita para ser descartável, por isso conta com navios desajustados, remanescentes de outras divisões desmontadas.

Gostei dessa abordagem? Honestamente, não. Contudo, vale pontuar que a apresentação de suas companheiras de divisão não foi ruim, ainda que monopolizada pela irmã tsundere. Teve também as mikans, que de tão bonitas me pareceram o objeto mais bem animado do anime.

Imagino que esse grupo vá sobreviver pelo menos até o final, então ainda devemos ver mais embates de egos entre suas integrantes, ainda que isso passe longe de ser o mais importante com as cabeças delas à deriva e a urgência em proteger a capitã que sua vice demonstra.

A Shigure conseguirá cumprir essa meta ou fracassará, fazendo com que o anime acabe em tragédia? Não sei, mas não espere por saídas fáceis todas às vezes, até onde eu lembro (e minha memória não é tão confiável assim) KanColle toma rumos inesperados…

Por fim, apesar de seu ritmo lento e pouco diálogo (tirando uma certa gritaria em um trecho), achei essa estreia bem charmosa, pois foi como se ela casasse bem com a proposta, que é explorar um grupo de “desajustadas” que está, de alguma forma, a margem na “firma.”

A Shigure é a personagem que lembrei de cara, as outras não (são novas, né?), mas, repito, a intenção é essa mesmo, nos mostrar outro ponto de vista da vida das garotas-navio, o que pode muito bem levar ao drama (deve), mas não é como se já precisássemos tomar esse baque de cara.

Quanto a assistir o anime, se você for fã de KanColle, sugiro que o faça. Contudo, se não for fã, talvez não seja a melhor ideia começar por aqui, apesar de você poder fazer isso, afinal, os detalhes mais importantes são explicados e a estreia foi morna, mas simpática.

Até a próxima!

Comentários