O METROPOLIMAN PAPOCOU COM LINHA E TUDO!

REPITO, O METROPOLIMAN PAPOCOU COM LINHA E TUDO!!

NÃO, VOCÊ NÃO ESTÁ LENDO ERRADO, O METROPOLIMAN PAPOCOU COM LINHA E TUDO!!!

É sério, não esperava que o anime fosse ter culhões para matar o vilão. Isso quase faz compensar 13 episódios insuportáveis de tão ruins, tudo para este momento em que vimos um adulto matar um adolescente a sangue frio e ficamos feliz por isso.

HAHAHAHAHA

Sem mais delongas, vamos falar do melhor pior anime do ano agora?

Perdão pelo excesso de sadismo, é que sério, pela primeira vez no anime vimos o bicho pegando real e oficial. Dane-se se o Mirai continuou com sua conversinha mole (e hipócrita, afinal, foi cúmplice de um fuckin’ assassinato) para inglês ver, eu não poderia estar cagando e andando mais para o protagonista.

O verdadeiro herói desse episódio foi o Mukaido, que fez o que tinha que ser feito. É claro que eles poderiam ter conversado, o Metropoliman poderia ter sido preso e blá blá blá. A gente sabe que nada disso corrigiria o seu caráter. O Kanade Uryu já estava além de qualquer salvação.

Voltando ao Mirai agora, sim, eu sei que ele estava sob efeito da flecha vermelha, mas não, não foi isso que o fez acordar com o plano. Aliás, eles tinham um plano ou tudo dependeu da presença de espírito do Red e da Yellow? Não faço a mínima ideia e agora, honestamente, não importa.

Enfim, o Mirai armou a situação para o Mukaido fuzilar o Metropoliman porque ele é fraco, porque ele é covarde, porque sua ideologia é frágil. E o pior é que ele sequer se apercebe disso ao final do assassinato. Mirai não cai em si. Um personagem errático desses ainda terá salvação?

Não, e eu não poderia ligar menos para isso. Mais uma vez quem salvou o dia foi o Mukaido, o verdadeiro herói desse anime, ao fuzilar o Metropoliman e não se deixar trair por discurso covarde, afinal, ele já havia escolhido trilhar esse caminho muito antes e por motivos legítimos.

Não digo que ele devesse se sentir satisfeito por matar outro ser humano, mas se a vida fosse feita apenas do que achamos bacana nós não viveríamos. A chapa esquentou e ele correspondeu a altura e de uma forma que eu jurava que o anime não seria capaz de fazer.

E não foi corajoso só por isso não se pensarmos que até então o único vilão da trama foi descartado e isso abre um leque de possibilidades que com certeza não será bem aproveitado, pois Platinum End é ruim de doer. Ter tido um episódio fora da curva não deve mudar muito isso.

E sim, vou passar por cima de um ou outro ponto digno de crítica da primeira metade desse episódio, pois tanto eles são opções recorrentes da série, como ajudaram a permitir que o Metropoliman fosse feito em pedaços. Aliás, não foi satisfatório demais vê-lo rumar para a morte lentamente?

Pela primeira vez no anime esse recurso foi usado com requintes de crueldade com quem realmente merecia. E, assim como o Mukaido, o Metropoliman não teve tempo para elaboradas (e chatas) palavras finais. Ele apenas morreu. Eles apenas morreram. E ponto final.

Sobre a expressão “papocou com linha e tudo”, ela é tipicamente cearense (sou cearense da capital, Fortaleza) e significa “morreu bem matado”, algo nessa linha, exatamente o que aconteceu com o Metropoliman.

Foi satisfatório ver ele implorando pela vida, ainda que caindo em contradição? Demais. Ver vilão tosco se humilhando é muito prazeroso, até porque, repetindo o que já escrevi em outros artigos, não existia qualquer salvação ou caminho de entendimento para ele.

Personagem como o Metropoliman têm que morrer mesmo a fim de evitar que apareça um palhaço relativizando ou romantizando as atrocidades do psicopata. Aliás, talvez nem para isso ele servisse. Já agradeço de antemão por terem me poupado de mais 10 episódios com ele.

Mas agora, quem vai ser o grande vilão? Para onde o anime vai? Não faço a mínima ideia. Só de ter visto o vilão de momento sendo morto como há muito se ameaçava e raramente se cumpre já me satisfiz demais. Vai ser lucro se os 10 episódios restantes não forem piores que os 13 primeiros.

Por fim, o Mukaido morreu, com romantização durante a preparação para a saraivada de balas que ele dá no Metropoliman, sem romantização, mas uma carga dramática razoável, depois que ele vai parar no hospital apenas para adiar o inevitável. Ele zerou a vida ao matar o Metropoliman. Literalmente falando.

Quanto a isso, repito, acho elogiável a não tentativa de esticar esse momento com um diálogo que seria apenas fanservistico. Foi tudo bem cru, como a vida real é. É uma pena que aparentemente o Mirai não tenha entendido isso e se dado conta de sua própria hipocrisia, mas repito, dane-se o protagonista chato desse anime.

Espero que o próximo antagonista seja ainda pior no sentido de incomodar o Mirai e assim escancarar toda a tosquice de sua ideologia, que foi capaz de agravar um pouco mais a vida de um homem já moribundo, o Mukaido. Que o Mirai vá sentir peninha da vida que ajudou a tirar lá na casa do…

Até a próxima!

Comentários