Yatogame-chan voltou com tudo em um episódio bem divertido no qual a Monaka se questionou sobre a que região pertence Nagoya, Kanto ou Kansai. Eu não sei se você sabe, mas isso ocorre um pouco no Brasil quando falamos do Maranhão integrar a Região Norte, por exemplo.

Alguns estados do nosso país têm características mais próximas (ou tão próximas quanto) a outros estados, o que pode levar alguns a questionarem onde deveriam estar. Não sou especialista no assunto, mas me lembrei dele, ainda que no Japão a coisa seja um pouco diferente.

Porque o Japão não é um país continental, mas um conjunto de ilhas, sendo que Nagoya se encontra entre duas grandes cidades e conserva características de regiões diferentes. Aliás, o questionamento da Monaka foi usado para levantar questões geográficas mais profundas.

Mas é claro que o anime não iria tão a fundo nelas, falta tempo e esse sequer é o propósito da obra, que tem em seu porto seguro a comédia gerada pelo enorme interesse e paixão da heroína pela cidade em que nasceu, que a título de curiosidade, é a terceira mais rica do Japão.

Nagoya fica atrás apenas de Tóquio e Osaka, as duas maiores metrópoles do país, e, como a gente está cansado de ver no anime, possui diversas peculiaridades socioculturais que a distinguem bastante das outras localidades, tornando a cidade um prato cheio como tema do anime.

Anime esse que desde a segunda (mas principalmente na terceira) temporada vem adicionando novas personagens que exploram ainda mais seu conceito. Uma delas é a Serura, que dessa vez faz mexerico para a mãe e com isso arrisca a própria existência do clube de fotografia.

Quando o encerramento chegou mais cedo fiquei surpreso, mas logo entendi tudo e olha, posso dizer que gostei do cliffhanger, pois mesmo que eu saiba que o clube não vai fechar, é inegável que o choque entre as personagens vai agitar mais a trama que já está bem divertida.

Trazer questionamentos a esse amor por Nagoya da Monaka deve desafiá-la a defendê-lo, ainda mais após ter sido chicoteada com insultados a Nagoya na terceira temporada, proferidos pela boca da própria Serura, sem conseguir retrucar uma vírgula. A Monaka terá sua revanche?

Eu espero que sim, verei o anime com esse objetivo em mente. Mas quer minhas expectativas sejam atendidas ou não, uma coisa é fato, essa quarta temporada é sinal de que a adaptação está fazendo sucesso e que ainda temos muito a conhecer da simpática e peculiar Nagoya.

Até a próxima!

Comentários