É só impressão minha ou a Nezuko fazendo cara de sádica fica ainda mais linda? É uma pena que ela conseguir luta signifique justamente ceder ao seu lado oni, que ela tenta conter o tempo todo e de toda forma, senão a preferiria sempre em posse desse poder, literalmente empoderada.

Infelizmente, o poder para ela é um veneno, então fazia sentido que o Tanjiro a contivesse, que seu subconsciente, o sangue e amor familiar que correm em seu âmago, o fizesse um ultimato a contê-la. E foi o que ele fez, mas não sem antes a Daki tomar uma surra daquelas da heroína.

Aliás, a Nezuko é o oni mais misterioso da história, o que talvez se deva justamente ao fato dela ser uma Kamado, da linhagem dos usuários da respiração do sol, mas ter o sangue do Muzan correndo por suas veias. É como se seu próprio sangue disputasse espaço com o do oni.

Além disso, ela despertou kekkijutsu instintivamente para proteger o irmão, e um que machuca onis (com chamas, o talento da família), não humanos, a tornando ainda mais uma exceção, não equiparável a um “verdadeiro” Lua Superior, mas forte o suficiente para surrar uma “falsa”.

É uma pena que ela tenha entrado em frisson pela sede de sangue, mas não é como se a situação não tivesse sido bem construída o suficiente para fazer sentido. Meu incômodo sobre esse episódio não parte dela, mas da Daki, que foi nerfada para trazer uma reviravolta na trama.

Enfim o Uzui chega humilhando a oni, se amostrando e dando bronca; com uma tranquilidade que só poderia significar uma coisa. Daki está para Uzui mais ou menos como Rui estava para o Tomioka, o que faz sentido analisando mais a fundo, mas ainda me decepciona um pouco.

Em nenhum momento o kekkijutsu de faixas da Daki demonstrou toda essa força bruta, o Tanjiro e a Nezuko surraram ela, além da sua cabeça ter saído do corpo. Ela não ser o corpo principal, como o Lua Inferior do Arco do Trem Infinito do qual sempre esqueço o nome não era, foi ok.

O que me incomoda um pouco é que o Tanjiro pareceu forte como um Hashira, mas parece que ainda falta um pouco mais para ele. Ou melhor, nem foi isso que me incomodou de verdade, foi mais o fato dela perder força e ter, depois de se impor tanto, sido reduzida a uma bebê chorona.

Eu gostei do Gyutaro, da tentativa de contrastar a beleza dela com a feiura dele, a extravagância dela com a discrição dele, acho tudo isso válido e interessante, só não acho que precisava ser tão diminuída. Foi inusitado ver um Lua Superior chorando, mas por que justo ela, justo a mulher?

Acho que o anime perdeu uma boa oportunidade de equilibrar mais o nível de poder entre homens e mulheres na trama. A clara sobreposição (entrelaçamento talvez seja um termo melhor) de conceitos não carecia de desequilíbrio de forças para se fazer relevante.

Mesmo se o Uzui fraquejar por causa de sua extravagância e tiver que recorrer a alguma maracutaia ninja para vencer (tomando a dinâmica de poder dos irmãos para si), ainda assim não acho que vai limpar a barra. Qual a dificuldade de deixar mulheres fortes serem apenas fortes?

O caso da Nezuko é bem específico, mas se eu quisesse ser mais chato acrescentaria ele a conta e daí teríamos duas personagens femininas que foram nerfadas para os personagens masculinos poderem brilhar sem competição. E só duas, nunca tem mais que isso de uma vez mesmo.

Enfim, deixando isso de lado, mal posso esperar para ver a história dos irmãos, entender porque ambos são onis e aparentemente ele é o corpo principal, além de ver os dois lutando juntos. Por mais que a Daki tenha realmente sido humilhada não é possível que não participe mais na luta.

E eu errei sim os indícios que apontavam para o segundo oni, mas não me leve a mal, que indícios haviam da existência do Gyutaro? Eu não me lembro de nenhum, apesar de desde o início a ideia de serem dois e não um ter o tempo todo feito sentido de teorizar na minha cabeça.

É isso que dá explorar dinâmicas bem similares em arcos consecutivos. A única coisa que não foi similar foi o momento do Tanjiro com a Nezuko, que quase inconscientemente se prolonga na questão do sangue do Muzan, do legado dos Kamado e de como essa dicotomia se solidificou.

Por fim, foi fofinho o Tanjiro acalmando a Nezuko com a canção de ninar. Seria difícil acreditar que ela se acamou tão rápido não fosse a Nezuko, a irmã do Tanjiro, uma Kamado que desde o princípio luta contra o mal que a deseja corromper. Se empoderar a esse preço não vale a pena, ok.

Até a próxima!

Comentários