Ao não se ressentir do Mukaido pelo que ele fez (o que também seria ridículo), o Mirai está começando a entender melhor outros pontos de vista, o que é necessário, pois mesmo o seu não estando exatamente errado, ele também não é blindado de críticas e questionamentos.

Aliás, em artigos anteriores havia escrito que não iria mais parar para me importar com o Mirai e sua ideologia furada de felicidade, né? A diferença agora é que não temos mais Metropoliman, não temos mais um referencial de vilania na trama, então tudo está meio que em aberto.

Mas sim, também é verdade que o anime já falhou demais na construção do protagonista e que a essa altura ele ainda se manter tão convicto é sinal de que não vai mudar, e em um cenário ainda pior, não será forçado a isso, coisa que o vilão pelo menos tentava, mas ele morreu, então…

Deixando o Mirai um pouco de lado, elogio a confissão da Saki, um momento bem bonito, que passou verdade ainda que com ela sob o efeito da flecha vermelha. Não me atrevo a dizer que o relacionamento deles melhora o anime, mas com certeza ajuda a torná-lo mais agradável, vai.

Inclusive, a Saki pode ajudar a romper a mentalidade restrita do protagonista se pensarmos que em uma situação de vida ou morte ele não deve hesitar tanto ao ponto de pôr a vida dela a perder. Infelizmente, isso subtrairia a força da personagem feminina, mas ela a teria de toda forma?

Acho que não, como acho sacanagem o que o Baltra fez ao entregar o serviço ao Susumu. Ao mesmo tempo, em nenhum momento foi dito que os anjos não poderiam colaborar com outros candidatos e que, tal qual a certos shinigamis em Death Note, não poderiam se “divertir” com isso.

Meu incômodo de verdade é direcionado ao autor, que pensou que realmente seria interessante entregar tanto poder nas mãos de uma criança. Digo, o que é falado sobre ele nesse episódio é válido a fim de movimentar a trama, mas só torna o Metropoliman mais patético do que já era.

E nem vou relativizar o que o Susumu fez porque, honestamente, só restam seis candidatos, três estão praticamente do mesmo lado (o Mirai, a Saki e o Susumu), uma não quer saber da disputa e os outros dois são uma incógnita, então é difícil imaginar outra reviravolta dessas.

Espero que não apelem para outra reviravolta desse nível, ainda que esteja claro que o garoto não representará antagonismo real ao Mirai e a Saki. Já está de bom tamanho o boçal do Metropoliman ter sido vencido por uma criança razoavelmente inocente ou completamente sem noção.

Aliás, foi por estar sob o efeito da flecha vermelha que ele foi até as últimas consequências na disputa imbecil com o Mirai. O Metropoliman era orgulhoso e idiota, mas não a esse ponto. Se teve uma coisa em que a revelação dele estar sendo controlado foi boa foi em limpar a sua barra.

Não que isso importe muito agora, pois ele morreu e não deve mais influenciar ideologicamente na trama. Se muito, um dos candidatos que ainda não deram as caras vai dar uma de Metropoliman 2, mas vamos torcer para que isso não aconteça e o anime acabe de outra forma, né?

Pois apesar do Metropoliman realmente agitar a trama, acho que o preço não compensava muito, principalmente pelo quanto as ações do vilão foram ineficazes no processo de mudança e amadurecimento (que praticamente inexistem até agora) no protagonista, o sem graça do Mirai.

Focando nesse aspecto, por um momento pensei de verdade que o Penema agitaria a trama, meio que preenchendo a lacuna deixada pelo vilão, mas depois de ver o que seu candidato faz se torna muito difícil imaginar que o garoto empregará alguma ofensiva para cima do Mirai agora.

Ele é cabo eleitoral do Red, o que poder gerar problemas ao envolver amplamente a sociedade na disputa pelo trono divino, mas também só parece uma encheção de linguiça ate um dos outros dois candidatos restantes se impelirem a sair da inércia. Só tem eles mesmo para isso.

O que estou dizendo? Que o movimento do Susumu não foi exatamente ruim para a trama, até por ser justificado já que se trata de uma criança meio sem noção que aparentemente nem queria morrer ou não sabia que queria. Será que o anjo maluco dele vai induzi-lo a virar vilão? Duvido.

Sendo assim, o que resta são algumas possibilidades, mas poucas em comparação a antes da morte do Metropoliman visto que os candidatos caíram para seis. Dois não representam ameaça real, dois são a situação e dois são uma incógnita. Vamos ver onde a ousadia do anime vai levar.

Até a próxima!

Comentários