O que comentar sobre esse episódio? Ele nada mais é do que a repetição daquilo que há de melhor nos episódios anteriores. Se o anime vinha numa ascendente, então vimos o cume de tudo aquilo que essa guerra poderia proporcionar. E se o último episódio estava cheio de reviravoltas, então esse também teve as suas.

E sobre isso, há, ao mesmo tempo, muito e pouco para se comentar sobre as cenas de batalha desse episódio. Digo isso pois todas essas cenas estavam completamente divididas em várias perspectivas que vez ou outra se interligavam.

No fim, ainda que muita coisa tenha acontecido no contexto geral, poderíamos dizer que muito pouco aconteceu quando olhamos para cada uma dessas perspectivas separadamente.

Então se é facilmente adjetivável o coletivo das cenas, ainda que muito tenha ocorrido nele, por sua vez é mais trabalhoso de fazê-lo sendo específico, mesmo que pouco tenha ocorrido em cada uma dessas perspectivas.

Sendo assim, gostaria de separar três delas. Que são somente a do Zeke, do Eren e da Gabi. E se é preciso começar com alguém, então que seja com as damas. A Gabi era incapaz de pensar em outra coisa além de se provar enquanto guerreira, vendo o ato de matar não apenas como algo aceitável, mas como algo moralmente desejável.

E agora essa mesma Gabi tinha como único objetivo salvar alguém que amava, era pelo Falco que ela corria na direção do seu inimigo. Não por ódio, por deveres de ofício, ou mesmo por falsos moralismos, não, era por amor sincero.

Depois de toda a lavagem cerebral que ela sofreu e depois de finalmente ter se livrado dessa lobotomia marleniana, justo agora ela presencia o seu precioso amigo se transformar em titã.

É claro que ela foi tomada por muitos sentimentos, os quais nem mesmo somos capazes de deduzir com precisão. Isso porque tudo aconteceu muito rápido, não pudemos entender o que acontecia na cabeça daquela menina que se já era confusa, então ficou ainda mais.

E novamente, ainda que ela não pense mais como pensava, é fato que ela ainda é um soldado. O belicismo corre em suas veias, e isso não é algo que pode mudar de uma hora para outra. Ela então pega o rifle anti-titã, mira com toda a sua fabulosa precisão e dispara um tiro certeiro.

Nesse momento a Gabi tinha tudo para ser a grande heroína do anime, mas para o seu azar a cabeça do Eren foi lançada em direção ao Zeke, que conseguiu ter contato com o seu irmão pouco antes dele morrer por completo. E uma vez feito o contato, então os irmãos puderam finalmente dar sequência ao plano de eugenia, correto? Errado!

Justamente aquilo que se esperava foi confirmado pelo próprio Eren, pois ele não apenas não concorda com esse plano, como na verdade ele o considera algo deplorável. Agora, qual exatamente é o plano do Eren também é algo que ainda não foi confirmado pelo próprio.

Isso porque foi o Zeke quem tomou a dianteira em toda essa situação. Aliás, numa cena ridícula de estratégias e armadilhas que parecem ter saído de um episódio de Yu-Gi-Oh!.

Enfim, nesses episódios vimos um Zeke muito meloso quanto aos sentimentos que tinha por seu irmão. O que faz certo muito sentido quando lembramos que o grande drama da vida do Zeke está no fato dele não se sentir querido.

Então quando ele finalmente encontra alguém que o compreenda, alguém que ele possa acolher como família, é de se entender que ele sinta certa conexão. Talvez isso seja verdade, mas é preciso se lembrar quem também é o Zeke.

Ele é alguém que entregou os próprios pais quando ainda era uma criança e que traiu a sua própria nação e todos os seus companheiros de exército a pouco tempo atrás.

E aliás, preciso lembrar também de que a sua ideia de eugenia é doentia? De toda forma, não cabe aqui discutir o porquê de sua visão de mundo estar tão errada. Até porque, se há algo para ser discutido então talvez seja no próximo episódio. Pois um tema muito importante tem tudo para ser retomado.

Me refiro, óbvio, sobre a questão da liberdade, que é algo que aparece desde o início do anime. Nesse episódio já vimos o início dessa discussão, mas muito pouco para entende-la. Então o melhor é deixar esse assunto para o artigo do próximo episódio. Até mais.

Comentários