Yoru no Kuni ou Night World é um conjunto de 3 vídeos que fazem parte do projeto envolvendo a cantora Aimer e seu álbum Walpurgis. Lançados em 2021, os três vídeos nos levam para o mundo dos sonhos, ou melhor, para dentro do coração de 3 garotas.

O projeto é bem interessante por alguns fatores. O primeiro deles é a sua ligação com Aimer, uma das maiores cantoras da atualidade, tendo emprestado sua voz para as mais diversas músicas de anime. Vinland Saga, Fire Force, Kimetsu no Yaiba são alguns exemplos de animes que possuem alguma música cantada por ela.

No caso de Yoru, ele possui ligação com o álbum Walpurgis, como mencionei acima. É um álbum com 13 músicas bem legais. Inclusive a melhor música do álbum me pareceu ser a Cold Rain. A música que leva o nome do álbum não me empolgou tanto.

Mas enfim, não estamos aqui para comentar especificamente sobre o álbum, certo? Pois bem, a animação foi dividida em três episódios que foram lançados com distância de 2/3 meses. O estúdio responsável foi o Studio Daisy, que não possui nenhum trabalho notável.

E como mencionei acima, Yoru no Kuni segue a história de três garotas. Cada uma protagoniza um episódio e está numa fase diferente da vida. A primeira é uma criança que perdeu seu amado cachorro, a segunda está “perdendo” sua melhor amiga e a terceira, está perdida na vida.

Sendo franco, confesso que fiquei bem confuso sobre essa parte das 3 garotas serem a mesma pessoa ou não. Ao mesmo tempo que fica claro que cada episódio tem uma protagonista diferente, em determinados momentos parecia ser a mesma personagem.

Mas ok, isso não é um detalhe que vá fazer diferença no final das contas. O que realmente importa é que cada uma tem sua história junto com o Yoru. E claro, você deve estar se perguntando quem é esse tal de Yoru, né?

Perda, ansiedade e frustração são alguns dos temas que vemos aqui. E onde que entra o Yoru nisso? Bom, ele por vezes é um ser estranho, com uma fisionomia parecida com uma coruja. Em outros momentos ele pode ser seu amigo e em outras ocasiões ele é um guia.

Sim, Yoru talvez seja aquilo que você precisa naquele momento difícil de sua vida. Todas as garotas estavam em um momento difícil da vida e precisavam de uma luz para seguir em frente ou simplesmente resolver seus problemas.

Porém, Yoru oferece a noite, ou melhor, a escuridão como “porto seguro”. No mundo noturno elas podem descansar livremente e talvez até procurar aquilo que elas precisam. Uma resposta, uma lembrança ou simplesmente uma resolução.

Um detalhe que chamou a minha atenção é a relação entre a escuridão e as estrelas. Na obra, as estrelas estão ativas quando estamos bem, felizes e tudo mais. Quando estamos perdidos e/ou em situações ruins as estrelas começam a desaparecer e com isso, Yoru entra em cena.

Ao mesmo tempo que ele é um ser misterioso que te ajuda com o intuito de ser “beneficiado”, Yoru também serve como guia em sua busca. Muitas vezes não sabemos o que procuramos apesar de nossos problemas serem bem claros.

Enfim, não dá para destrinchar tanto assim cada um dos episódios pois eu acabaria contando partes importantes. Fato é que aqui temos uma obra curta e simples, mas muito bem pensada e produzida.

E quando digo que todas as histórias são curtas, estou falando sério, afinal em média eles têm 10 minutos. Felizmente esses poucos minutos se mostraram ser tempo suficiente para apresentar, desenvolver e finalizar cada uma das histórias com primor.

No fim de tudo eu confesso que gostaria de ver mais histórias dentro desse “universo” de Yoru no Kuni. A premissa tinha potencial para se tornar algo maior, talvez um anime de tv ou até mesmo um filme (live action ou não). De qualquer forma foram 30 minutos bem gastos.

Comentários