Onipan! é um anime original do Wit Studio que fala sobre onis com muito moe e irreverência. Segue abaixo a sinopse que traduzi e adaptei do HIDIVE (o streaming oficial do anime).

 

“Onis (monstros do folclore japonês) têm má reputação e cabe a três corajosas garotinhas onis – a radiante Tsutsuji, a elegante Tsuyukusa e a hiperativa Himawari – melhorar as relações entre onis e humanos através do amor, da amizade… e de roupas de baixo superpoderosas!”

 

Onipan! é um anime curto, com uma pegada mais infantil, regado a muito moe e comédia. As três seiyuus das protagonistas são novatas na arte da dublagem e fazem um trabalho bem bacana, que entrega interpretações um pouco fora do padrão para quem se atenta a essa área.

Outro detalhe, todas têm 16 anos ou menos, são bem jovens, então é um trabalho de entrada delas. Yume Nozaki, Kokona Nonaka, Mika Negishi fazem o perfil de artista mirim que combina um pouco com as próprias protagonistas da história: garotas fofas que querem mudar o jogo.

Mas o que seria esse jogo? Uma realidade em que humanos e onis coexistem, mas, ainda assim, existe o preconceito, apesar dessa estreia ter mostrado que a questão não é tão simples. Uma garotinha oni vociferando na rua não assusta ninguém, a coisa é mais “embaixo”.

O anime vai se aprofundar na questão? Não sei. Mas imagino que a apresentação da história, com a protagonista já querendo voltar para a cidade de onis de onde veio, dê margem a trabalhar não só a forma como os humanos veem os onis, como também os onis veem os humanos.

Além disso, não atacar o problema de forma caricata cria a expectativa por um roteiro sensível e inteligente, apesar de ser um anime de pouco mais de 2 minutos que também investe em moe e comédia. A comédia não pegou muito comigo nesse início, o moe já achei bem agradável.

As heroínas são umas fofas, cada uma com uma personalidade diferente, uma cor característica e a perspectiva de usarem suas roupas de baixo (achei de mau tom traduzir “pantsu”, que significa calcinha, literalmente) para promover o entendimento entre humanos e onis.

Vamos ver até onde o anime vai no quesito “falar sério” sobre preconceito estrutural em meio a tanta fofura e comédia. Acho possível fazer isso bem feito, pois apesar dessa estreia não ter atacado essa questão a fundo, só de não apelar para o mais simplório me dá boas sensações.

Por fim, achei Onipan! muito gostosinho de ver. Curti a quebra da quarta parede, o breve trecho com narração em que explicam a questão dos onis misturados aos humanos e suas influências na cultura popular, assim como da coragem de suas heroínas, apesar do medo do preconceito.

Até a próxima!

P.S.: A versão do HIDIVE compila alguns episódios curtos em um episódio maior. Por efeitos de organização, e até para achar mais fácil internet afora, indico assistir essa versão. O artigo faz referência apenas ao primeiro curtinha.

Comentários