Summer Time Rendering (Summertime Render) é um anime do estúdio OLM que adapta o mangá já concluído em 13 volumes de Yasunori Tanaka. Segue abaixo a sinopse adaptada da Wikipédia da obra.

 

“Após a morte de seus pais, Shinpei Ajiro cresceu com as irmãs Ushio e Mio Kofune em uma ilha isolada. Na idade adulta, Shinpei vive em Tóquio, até ouvir a surpreendente notícia de que Ushio faleceu por afogamento. Então, ele volta para a ilha, mas fica desconfiado quando fica sabendo que o corpo de Ushio tem marcas em volta do pescoço; implicando que ela foi estrangulada. Agora assombrado por sua “sombra” e com a ajuda de Mio, Shinpei tenta encontrar as respostas para o que realmente aconteceu com Ushio e salvar os moradores de um estranho enigma sombrio.”

 

Eu tô ficando louco ou o protagonista não tem a visão de um olho? Digo, a visão total. Se não isso, então ele tem duas tonalidades diferentes de azul, uma em cada olho? Que loucura. Queria entender porque a cor dos olhos dele é assim, espero que o anime revele isso.

Mas claro, mais importante que isso é a apresentação de Summer Time Rendering, com um sonho para lá de estranho que mais tarde se prova mais que isso. Shinpei é uma figura simpática, apesar de cair nos clichês dos seios e da calcinha. E ah, não podemos esquecer do maiô.

Acredito que esses “elementos” clichês atendam a um propósito, chamar um público mais vasto e mais popular a obra. Que adolescente não se interessou por uma loira linda de maiô na capa da revista ou do mangá? E o mesmo vale para o anime por motivos óbvios.

Em todo caso, isso é secundário, o importante é o mistério apresentado acerca da morte de Ushio, a heroína que já começa o anime fora dele, mas ao mesmo tempo o permeia até o cerne. Entender a morte de Ushio deve levar a um resultado diferente do mostrado nessa estreia.

Mas como fazê-lo se só o que o Shinpei tem são mistérios? Investigando. Por sorte, ele consegue “voltar no tempo”, ou ao menos foi isso que o anime deu a entender, para ter uma chance de fazer de novo. Se não isso, haja spoiler, o conteúdo do episódio todo foi um para ele.

Resta ao rapaz encontrar formas de não repetir o resultado do “sonho”: ele, a mulher misteriosa e a outra amiga de infância mortas com tiros na cabeça por uma sombra que pode até ser resultado de uma “doença”, mas com certeza há bem, bem mais, por trás disso.

E por que cravo isso? Por que a família dos Kobayakawa sumiu da ilha? Por que o policial fez aquela cara de safado depois que o Shinpei saiu atrás da Mio? Por que não tinha ninguém no templo? Por que não seguiram adiante com a suspeita de assassinato da Ushio?

A ilha está podre, por dentro. Quem são os responsáveis por essa podridão? Certamente as figuras-chave da ilha. Como isso se relaciona a existência das sombras? Não sei. Mas que elas existem, existem, não à toa podem ser vistas e são capazes de atirar ou estrangular pessoas.

Inclusive, não sei se você notou, mas a cena da Mio olhando para a frente da própria casa com o fardamento escolar foi a primeira aparição de sua sombra. Ali não era ela, mas sua sombra, pois de outra forma não faria sentido ficar observando a casa de fora, e ainda tem o uniforme, né.

Quanto a parte técnica do anime, adorei a abertura, mas gostei também do encerramento. A animação está ótima, gostei dos designs e também da interpretação dos seiyuus. Não tenho nada a reclamar de fato, talvez que o clímax das mortes poderia ter sido mais pesado? Talvez.

Quanto aos personagens, gostei da Mio e da carga de drama que ela traz consigo pelo choro, como também pela saudade que sente da irmã. A Ushio existe como personagem através dos outros, e muito através do Shinpei, que tem seu momentos de fragilidade, mas é bem objetivo.

Gostei do Shinpei, acho que ele demonstrou equilíbrio para lidar com os desafios que se apresentarão a sua frente, resta saber como ele fará isso, como lidará com o “sonho” (espero que ele retenha a memória do que vimos) e como os outros personagens o ajudarão.

Ajudarão e atrapalharão, afinal, é certo que há uma conspiração rondando a cidade, que a morte da Ushio é a chave para todos os mistérios e que lidar com o luto é muito mais demorado e doloroso do que pudemos ver nesse episódio. Com “sorte” a garota nem morreu. Veremos.

Até a próxima!

Comentários