Mahjong Soul Pon (Jantama Pong) é um anime curto do estúdio Scooter Films. Segue abaixo a sinopse extraída da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Um novo anime para os apaixonados por mahjong baseado no jogo Mahjong Soul!”

 

O que falar de um anime curto de 01:30 de duração? Que a ideia de lançar uma espécie de trailer/episódio zero/especial de primeiro de abril foi ótima, pois com muita irreverência deu um agitado pontapé inicial a um projeto que combina demais com esse tipo de abordagem.

Além disso, o anime é muito bonitinho, fofinho mesmo, e conta com ótimos seiyuus. Isso é algo que pode não aumentar significativamente os adeptos do mahjong, mas com certeza deve agradar aos jogadores do game e quem sabe atrair mais público para ele.

E afinal, o que é mahjong? O mahjong é um jogo chinês muito antigo que foi difundido mundo à fora, principalmente no restante da Ásia, e que tem como principais características o fato de ser jogado em um tabuleiro e contar com 144 pedras de naipes diferentes.

Deixando o mahjong de lado e falando do anime, apesar da curtíssima duração, é de se elogiar o manejo do anime feito pela direção, que emprega um dinamismo ímpar a fim de aproveitar a irreverência dos personagens e de suas interações, entregando um produto final “intenso”.

Claro, isso dentro dos moldes que a indústria tem hoje. Se você mostrar esse anime para um adepto mais velho do mahjong talvez ele até se ofenda, mas imagino que esse não será o caso para os mais jovens, ou otakus em geral, que deve ser o público-alvo do game e do anime.

Outra coisa que gostei foi da quebra da quarta parede, que se dá de forma sutil na estreia e de maneira mais escancarada no especial de dia da mentira, pois esse é tipo de detalhe que define bem as coisas. A história não busca a seriedade, pois não há “história”, apenas diversão.

Por fim, quem muito traz esse “entretenimento” é a Ichihime, a mais empolgada do trio de protagonistas, que não só adora mahjong, como é capaz de atirar um raio laser da testa. É impressão minha ou os animes curtos têm ficado cada vez mais curtos e desenvoltos em proposta?

Até a próxima!

Comentários