Embora o estrondo já tenha se iniciado há vários episódios, somente agora seremos capazes de sentir o que ele significa de fato. E não, ele não será nada agradável.

Agora, sobre o episódio em si, ainda que ele tenha sido um episódio bem tenso, é interessante notar como o seu começo na verdade foi bastante descontraído. Acho inclusive que muito do que fez o final desse episódio algo impactante foi justamente o início tranquilo que ele teve. Destaco essa parte por ela ser realmente divertida e leve, com várias piadas e cenas descontraídas.

Além de claro, também ser uma parte muito importante tendo em vista o panorama geral da história. Entre a primeira parte dessa temporada final e a aquela anterior a ela houve uma lacuna temporal que o anime ainda não havia preenchido corretamente. Não até esse episódio, pois ele fez isso muito bem aqui. E mais, ainda usou dele para construir o personagem do Eren ao deixar ainda mais claro como há algo de muito misterioso por trás do personagem. Está mais claro do que nunca de que há algo dentro de sua cabeça que só ele sabe e que ele não compartilhou com ninguém.

Porém, ainda assim a sua intenção ficou muito clara nesse episódio. Ele fez um jogo estratégico de manipulação que ficou muito evidente aqui. Tudo para cumprir o seu grande objetivo: assassinar toda a humanidade. É, um plano nada simpático, sem dúvidas. E além de vermos ele planejando e colocando isso em prática, é interessante notar que em todos esses momentos ele demonstrou estar muito determinado em sua missão. Seu olhar esteve sempre repleto de uma chama que somente alguém que está inteiramente determinado é capaz de possuir.

E ele conseguiu, ele colocou em prática aquilo que tanto queria executar. Agora ele será um genocida, e não apenas isso, mas o maior de todos os genocidas. Parabéns, Eren, olha só quem você se tornou.  Aliás, acho muito interessante que o próprio anime tenha nos lembrado do Eren do primeiro episódio, quando ele prometeu que mataria todos os seus inimigos. Agora, ele não está fazendo nada mais nada menos do que continuar aquilo que ele sempre desejou, aquilo que ele sempre almejou. Na verdade, não, na verdade de jeito algum.

E não é muito difícil entender o porquê de isso estar completamente errado. É muito simples, basicamente o Eren atual sabe que aquelas pessoas não são seus inimigos. Sim, há muitos “inimigos” entre eles, mas há muitos inocentes também. Como separar o joio do trigo? Bem, a escolha do Eren foi se livrar dos dois ao mesmo tempo. Então o que ocorre é que ele nem mesmo é capaz de justificar mais os seus atos apelando para o fato deles serem seus inimigos. Pois ele sabe que eles não são seus inimigos, ou ao menos não todos.

No final das contas o Eren apenas se tornou alguém como aqueles que dizia serem seus inimigos. Na verdade, isso é muito injusto se pararmos bem para pensar. Ocorre que o nível de proporções é completamente diferente. O Eren é muito pior do que os seus inimigos, mil vezes pior. Agora ele dá continuidade ao estrondo, fazendo de toda a humanidade a sua vítima. Mas e agora? E agora apenas na próxima temporada. Somente lá saberemos como esse massacre vai terminar. Até mais.

Comentários