Olá pessoal, aqui é o Kakeru17 e a bola da vez é um mangá ainda em lançamento do tipo de comédia que o Japão é craque em fazer: Aharen-san wa Hakarenai.

Primeiro, vamos a sinopse traduzida e adaptada do Myanimelist:

Aharen-san wa Hakarenai é uma comédia curta que segue a vida de Ridou e sua colega de classe, Aharen-san, que não consegue determinar bem o quanto de intimidade deve ter ao se relacionar com outras pessoas. Junte-se a pequena, quieta e incompreensível Aharen-san!

Pela sinopse podemos perceber que se trata de uma história simples que poderia resultar em um ecchi ou uma comédia, não é? Nesse caso a obra se volta totalmente para a comédia, pois a “intimidade” citada é no sentido de que a personagem não consegue definir bem o quanto de distância ela deve ter para com a outra pessoa. É como se por pouca coisa ela passasse a se grudar em alguém por não ter noção de como lidar com isso, e é essa a piada desse mangá.

Como mencionei acima, esse é o tipo de comédia – em que um personagem específico tem algum diferencial que gera a piada que sustenta a história – que os japoneses fazem muito bem; seja em mangás – tentarei comentar outros títulos do tipo em artigos futuros –, animes – Tsurezure Children, que foi comentado semanalmente na Anime21, é um ótimo exemplo com vários personagens e várias piadas – ou light novels – que geram adaptações em mangás e animes –, etc.

Voltando ao mangá, não tenho tanto o que comentar sobre ele, pois até onde eu li – apenas os dez primeiros capítulos – a interação se dá quase sempre entre o Ridou e a Aharen-san. Eles acabam se aproximando e se tornando amigos devido a falta de discernimento da garota, o que rende situações cômicas e fofas nas quais o garoto se sente impelido a ajudá-la e protegê-la, e ela vai mostrando de diferentes formas o quanto é estabanada e inexperiente quanto a relacionamentos.

É uma obra que retrata situações do cotidiano – envolvendo escola, ida ao fliperama, passeio com o cachorro, obento de agradecimento, etc – que se tornam engraçadas por conta das ações da Aharen-san e das reações do Ridou, que – ao conhecê-la um pouco melhor – teme que a garota passe por maus bocados e tenta de todas as formas cuidar dela e ajudá-la a delimitar uma distância realmente “segura” ao se relacionar com outras pessoas.

Não esperem um dramalhão ou romance meloso – apesar de eu achar que eles formam um belo par e que seria ótimo se a história terminasse com os dois juntos –, apenas uma comédia com um desenvolvimento de personagens bastante sutil e situações bem engraçadas – claro que depende do senso de humor de cada um, mas a mim afirmo que a obra agradou bastante.

Por fim, indico Aharen-san por ser uma comédia leve – com média de um pouquinho mais de 10 páginas por capítulo – que pode agradar a pessoas de todas as idades e gostos. Dê uma chance ao mangá, você, caro(a) leitor(a), deve se deparar com uma leitura relaxante e prazerosa.

Comentários