Não foi só para a abertura que guardaram animação, mas também para esse episódio, que foi não só o pico de ação da série até aqui, mas também uma demonstração mais do que sólida da qualidade de escrita do autor. Vamos falar do melhor episódio até aqui?

Se um dia eu reclamar que o Shinpei errou é porque soy loco. Sério, o Shinpei mandou bem demais nesse episódio ao perceber o horizonte de eventos que limita seus saltos e articular o meticuloso plano que quase levou a derrota da Haine e do Shide.

Mas também é verdade que não o vimos pensando em detalhes no segundo, e ele sequer havia demonstrado esse nível de inteligência antes. Entretanto, isso não é tão questionável, assim não quando o anime foi na contramão do que tanto temi por tanto tempo.

Mesmo os desenrolares que pareciam convenientes foram explicados em algum nível, ao ponto em que coisas estranhas, como a Tokiko superar o controle da Haine nas suas sombras ou a fuga da vilã, fizeram bastante sentido e tá tudo bem.

E se antes eu reclamava do clima de guerra (humanos x sombras) que se instalava em uma trama que antes era mais de mistério, esse episódio veio para varrer as minhas dúvidas de vez, pois teve um show de cortes de animação e foi intenso, divertido, emocionante.

Além disso, não foi ruim brincar com a morte de vários personagens, mas escapar delas com sacadas boas e simples, pois isso corrobora com a ideia de escassez de loops e a necessidade de agir em grupo, proteger uns aos outros e ter inúmeras alternativas.

Não poderia esquecer de elogiar de novo o Shinpei, que foi muito inteligente e corajoso ao se usar como isca e articular um plano cercado por detalhes e riscos, mas pragmático até a última gota, não à toa ele fez um colete a prova de balas caseiro e sobreviveu.

Esse episódio teve uma carga enorme de informações, desdobramentos, revelações e mistérios; mas nada pareceu rushado, apenas intenso no melhor sentido da palavra, alternando entre picos de adrenalina bem distribuídos ao longo do episódio.

Algumas das sacadas que mais gostei foram a da Tokiko trollando a Haine (aliás, o quão pitoresco é os irmãos serem apaixonados pela mesma garota?), a sombra da Mio ter sido capturada para se tornar aliada e os fios de cabelo da Ushio, que baita cabelo essa dela!

Sei que os fios, por exemplo, tem uma carona de artifício de roteiro safado, mas, convenhamos, a essa altura não tem como a gente considerar a Ushio uma simples sombra. Ela não é uma simples sombra. Aliás, nenhum dos três; Ushio, Shinpei e Haine.

Se não entendi errado, a Haine chamou a Ushio de mãe e o Shinpei de pai? E se for mesmo esse o caso, o quanto de lastro ainda não veremos de história nesses próximos dez episódios? Na verdade, talvez seja a única forma de termos tanto tempo ainda.

Pois esse episódio já foi um baita clímax, não vejo como termos dois ou três similares a esse sem alguma revelação muito bombástica, uma que, nesse cenário atual, faria mais do que sentido visto o que os personagens vem fazendo até então na trama.

Enfim, para não dizer que não falei de espinhos, foi bem zoadinho a Haine só ter tentando tomar posse das sombras da Tokiko ao vê-las em ação, pois não fazia sentido ela não saber que ela virou a casaca. Entretanto, tem algo que justifica isso e não só isso.

A Haine, desde que foi apresentada na trama, só apareceu como criança, e se ela é mesmo filha dos protagonistas, o quão imatura essa existência sobrenatural não deve ser? Ou melhor, a gente já viu o quão infantil ela consegue ser, apesar de cruel muitas vezes.

Sendo assim, esses pequenos deslizes, além da interferência da Ushio, me parecem mais plausíveis. Outra coisa que esse episódio estabilizou mais foi a mecânica das sombras, baseada na observação de eventos e experimentação, além do que sente a Ushio.

Por fim, o Shide não ter morrido eu engulo, pois ele ainda é bom para agitar as coisas, tendo sido o mistério do corpo dentro dele outro mistério muito bom, e que não me espantaria ter conexão com as discussões filosóficas que o próximo episódio deve suscitar.

Enquanto os vilões se estropiaram, uma aliada foi conquistada. Ponto para os heróis que mitaram demais dessa vez, nos entregando o episódio mais consistente e recompensador do anime justamente quando o nível de exigência foi o mais alto da jornada.

Até a próxima!

Comentários