Berserk: The Golden Age Arc (Memorial Edition) é a versão para TV da trilogia de filmes do Studio 4°C que adapta o clássico arco de Berserk chamado “A Era de Ouro”, que conta como Guts, Griffith e Caska se conheceram. Segue abaixo a sinopse extraída da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“Ele só confia em sua espada. Ele não tem um lar. Guts é um mercenário solitário em uma terra arrasada por uma guerra de cem anos. Viajando pelos campos de batalha, seu talento e ferocidade acabam atraindo a atenção de Griffith e é recrutado para seu grupo de mercenários, o “Bando do Falcão”. À medida que lutam e vencem juntos, os laços entre Griffith e Guts se estreitam, e o Bando do Falcão torna-se um exército reconhecido pelo Reino de Midland. Mas seu sucesso em batalha faz Guts se questionar se ainda quer lutar pelos sonhos de outrem, abrindo caminho para um destino monstruoso para ambos.”

 

A qualidade da animação me impressionou, não é nada como animações recentes de Berserk, que eu não vi, mas pelo que fiquei sabendo são horríveis, como fique sabendo que você pode ver esse anime sem ter lido ou visto nada da obra antes. Uma mão na roda.

Essa estreia aborda como Guts conheceu Griffith e passou a trabalhar para ele, a vida que o protagonista levava até entrar no Bando do Falcão e o começo de seu relacionamento com outra personagem relevante para a história, que é Caska, a heroína da obra.

Guts é um exímio espadachim que não parece ligar muito para a própria vida, o tipo de peão interessante para se usar em algum plano, o que Griffith claramente tem. Aliás, se tem alguma coisa em que esse anime é bom é em exaltar o quanto ele é soturno.

Adorei a trilha sonora, os ângulos de câmera, até mesmo o roteiro em torno do personagem. É como se Griffith não tivesse uma palavra desperdiçada, tudo contribui para construir a aura do personagem, o qual não vou dar spoilers de que caminho segue na história.

Porque sim, nunca li ou vi Berserk, mas já peguei trocentos spoilers. Não é o que acontece com obras clássicas? Esta é uma delas, tanto que seria leviano (além de errado) dizer que Berserk tenta ser edgy, ainda mais levando em consideração o contexto da história.

Seria mais apropriado dizer que vários mangás e animes que vieram depois de Berserk, e foram influenciados por ele, é que falharam em ser viscerais como esse clássico claramente é. Não à toa tem disclaimer de violência, nudez e estupro logo no início do anime.

O que, aliás, me leva a discutir um ponto relevante. Sim, a nudez da Caska era completamente evitável, cai na conta do fanservice, mas o mesmo não posso dizer da violência gráfica e, creio eu, de estupro quando ocorrer, deve ocorrer, na obra. Por quê?

Porque é algo bastante plausível dentro do contexto da história. Mas claro, não sei como a animação aborda isso e, apesar de ter ouvido falar que o Miura pediu desculpas pela sexualização desse tipo de cena no mangá, não garanto que tenham cometido o mesmo erro.

E sim, dou uma passada de pano para o Miura, ao menos entendendo que o mangá já tem suas décadas e ele era bem mais jovem quando escreveu esse arco nele. Pelo menos, pelo que ouvi falar, ele aprender a usar a grafia com consciência ao longo de sua jornada.

A qual já acabou, afinal, o Miura morreu, mas o mangá continua, aparentemente seguindo orientações dele para um desfecho satisfatório, o que espero que se concretize. Quanto a essa adaptação ele pode ficar tranquilo, pois ela tem um nível excelente em tudo.

Apesar de nos apresentar a uma trama relativamente simples, a roupagem mais sombria, até mesmo misteriosa, torna esse primeiro encontro entre Guts e Griffith algo com um quê de mágico, tendendo ao épico, e isso muito me agrada, me deixa hypado mesmo.

Quando a Caska, ela parece em meio a esses dois heróis, mas tem sua própria personalidade e intensidade. Ela foi uma heroína com a qual simpatizei logo de cara, apesar daquela história de dormir pelada ao lado do Guts para esquentá-lo ser um pouco dura de engolir.

Por outro lado, olha o meio em que ela vive, né? A Caska me pareceu ser a única mulher em sua célula do bando, então entendo ela não ter muita frescura com isso, além de parecer bastante devota ao Griffith, mas a gente sabe aonde seu coração vai parar, né…

Não é um spoiler, só uma dedução óbvia, como é óbvio que indico este anime para qualquer um que nunca consumiu Berserk. É sério, dá uma chance, não é só violência gráfica e putaria, a história é interessante como o brilho de ouro genuíno.

Até a próxima!

Comentários