WIXOSS é uma franquia de anime criada simultaneamente ao lançamento de um card game. Isso é muito comum no Japão, pois animes são ótimas vitrines para jogos e afins por serem de fácil acesso e por terem um grande apelo com o público alvo desse tipo de produto.

Contudo, diferentemente de um Yu-Gi-0h! ou um Cardfight!! Vanguard, os animes da série WIXOSS têm o jogo como pano de fundo para uma história estruturada em um drama que envolve principalmente personagens femininas. Estas encontram baralhos com LRIGs – algo como a carta principal do baralho que é fortalecida por outras cartas ao longo do jogo – que estão vivas e que transformam as personagens em selectors, competidoras em batalhas com regras pré-estabelecidas. Caso alcancem um certo número de vitórias, terão um desejo realizado, mas se alcançarem um certo número de derrotas, terão algo tomado de si. Assim é construído o cenário perfeito para que as emoções dessas garotas cheguem ao limite, enquanto lutam entre si em uma trama cheia de mistérios.

As protagonistas da série Selector.

Um ponto positivo da franquia é que, ao longo de seus animes, a estrutura do jogo sofre alterações, assim como os seus participantes, já que Lostorage introduziu homens nas batalhas de selectors.  Os dois primeiros animes e o filme, de nome Selector, apresentam um jogo com algumas regras diferentes do que se vê em Lostorage – um spin-off da franquia que, com sua segunda temporada agendada para começar em abril de 2018, promete reunir as personagens dos dois arcos, assim como suas histórias, seus futuros e suas experiências dramáticas enquanto selectors.

A forma mais fácil e prática de ver qualquer franquia costuma ser acompanhar a ordem de lançamento, e com WIXOSS não é diferente. Entretanto, como alguém que seguiu um caminho alternativo, acredito que assistir aos animes em outra ordem pode ser vantajoso, pois ao conhecer o segundo flanco da franquia fica mais fácil saber o que esperar do primeiro, e quem sabe até se deixar cativar mais por ele e suas personagens. Comecei assistindo à primeira temporada de Lostorage, depois vi as duas primeiras temporadas de Selector e o filme – que é essencialmente apenas um resumo delas –, para só então ver o OVA que introduz a segunda temporada de Lostorage. Aconselho que sigam esse caminho, mas caso optem por começar a ver Selector e depois Lostorage não há problemas. O importante é que ambos sejam vistos, pois, repito, Lostorage Conflated WIXOSS terá personagens dos dois flancos da franquia. Então, para entender quem são as antigas personagens e o que elas acrescentam à história, é importante que você tenha acompanhado a jornada delas ao longo das primeiras duas temporadas “clássicas”.

Novas e velhas personagens que integram a trama de Selector Spread.

Abaixo vou falar brevemente sobre cada lançamento animado de WIXOSS, suas características e quais são e quais não são necessários para se assistir a uma outra temporada, OVA ou filme da franquia.

Selector Infected WIXOSS: o início de tudo, no qual são apresentados o conceito original da franquia e as personagens principais da fase Selector, assim como o drama pungente característico de toda a série.

Selector Spread WIXOSS: continuação direta de Infected, que conclui a fase Selector e se mantém pautada pelo drama. Tem um final fechado, mas que ainda abre margem para uma continuação.

Selector Destructed WIXOSS: filme que resume as duas temporadas de Selector. Apenas muda alguns fatos, enxugando a série de TV e dando um ritmo mais dinâmico à produção. Não é essencial ver ele antes de Lostorage. Não indico que seja visto como forma de substituir as duas temporadas.

Lostorage Incited WIXOSS: temporada spin-off da franquia, centrada em duas novas selectors – não em tantas como na anterior – e que continua embasada no drama. Traz personagens masculinos como selectors, e as batalhas sofrem alterações em suas regras. Pode ser visto antes de Selector.

Lostorage Conflated WIXOSS – Missing Link: OVA que faz uma ponte entre Selector e Lostorage, e que abre caminho para a segunda temporada, agora reunindo as protagonistas de ambas as séries. É conveniente vê-lo antes da estreia de Conflated, porém assistir depois ou durante não acarretará tanto prejuízo.

Lostorage Conflated WIXOSS: nova temporada, não mais um spin-off de Selector, mas continuação direta de ambos, Selector e Lostorage, os quais comentarei aqui no blog na temporada de abril de 2018.

As protagonistas de Lostorage.

Vale lembrar que os animes da franquia WIXOSS são todos pautados em cima de um forte drama que, mesmo abrangendo personagens masculinos em Lostorage, têm garotas como personagens principais, as quais, muitas vezes, na busca pela realização de seus desejos, acabam em situações traumáticas, que atingem não só elas, mas também outras selectors e suas famílias. Também podem mudar suas vidas drasticamente, já que o fator sobrenatural das batalhas esconde armadilhas que no final acarretam mais problemas e dificuldades às jogadoras.

Se você quer assistir a um anime com um drama pungente, personagens que são relativamente bem desenvolvidas ao longo da trama e a uma boa e consistente animação apoiada por uma trilha sonora excelente, posso dizer que WIXOSS é uma ótima indicação para você! Pois, mesmo que o apresentado em tela não seja revolucionário ou tão impactante – afinal, animes com drama e garotas fofas aparecem praticamente toda temporada –, ainda é consistente o suficiente para agradar não só a um jovem que vai comprar as cartas para jogar, mas a qualquer um que se interesse pelo enredo.

Lostorage Conflated: o novo estágio da franquia WIXOSS.

  1. Gosto muito de animes com lolizinhas fofas e cartas de jogo para se divertir e jogar. Mais não curto o drama, mais em outro momento vou começar a acompanhar a franquia. Boas expectativas para o lançamento do anime este mês!

Comentários