Mais uma obra com uma frase ao invés de um nome curto. Sabe o que isso significa? Absolutamente nada, na verdade. Fora isso, tivemos uma estreia que acima de qualquer coisa mostrou como o anime deve ser, além de nos dar uma boa introdução antes da história de fato começar.

Com um diretor experiente e um estúdio que já produziu uns animes “parecidos”, Shinmai Renkinjutsushi nos traz uma sensação similar ao que temos na franquia Atelier (que são jogos bem interessantes, inclusive). O foco aqui é na recém aprovada alquimista Sarasa, que após uma vida difícil realiza seu grande sonho.

Logo de cara a obra nos mostra a vida da protagonista e sinceramente é algo triste. Os pais foram emboscados por pessoas que pareciam ter alguma relação próxima e a protagonista vai parar num orfanato e se afunda nos estudos.

E até aí ok, a obra vai progredindo rapidamente até chegar perto dos dias atuais, onde a Sarasa está perto de se formar na academia de alquimistas. Tudo isso acontece de maneira bem rápida e particularmente achei que foi uma péssima escolha.

Fica bem claro que a proposta desse episódio inicial é simplesmente nos dar uma amostra de quem é a Sarasa e o que aconteceu na vida dela antes da “história de verdade” começar. Só que as coisas vão acontecendo e não é dada uma mísera explicação sobre alguns pontos importantes.

Ela se torna uma discípula de uma alquimista renomada e isso acontece do nada. A cena se resume em mostrar ela vendo essa mulher, diz que “um encontro mudou sua vida” e pronto, na próxima cena ela é discípula dessa mulher e já passou por um árduo treinamento de anos.

É fácil de entender que a obra quer dar uma amostra e que nada disso vai ter tanto peso assim no futuro, mas considerando que foi um episódio nisso, poderiam ter feito algo melhor. A própria questão envolvendo os pais dela podia ser melhor desenvolvida, mas duvido que isso ocorra.

Mas a obra não é digna de críticas apenas. Como mencionado acima, o episódio já deixou claro o tipo de ritmo da história e o que esperar daqui em diante. Para quem gosta de obras mais calmas, com garotas fofas e comédia bobinha, bem, aqui temos uma boa recomendação para você.

Inclusive as cenas cômicas foram divertidas, principalmente quando envolvia a mestre da protagonista, a grande Ophelia. Ela pareceu ser o tipo de mestre meio desleixada que faz seu discípulo pular etapas e se aventurar mundo afora, mesmo não estando tão preparado assim.

Foi isso o que aconteceu, mas a forma como a cena foi construída acabou sendo divertida o bastante para trazer até uma certa surpresa para quem não se lembrava da sinopse. Inclusive espero que ela apareça frequentemente, pois acho que vai ser uma boa adição.

No mais, o restante do elenco ainda não deu as caras. Claro, a Sarasa chegou ao objetivo apenas no final do episódio e infelizmente vai ter muito mais trabalho do que esperava. Porém, uma jornada sempre terá suas dificuldades, afinal, se fosse fácil não seria divertido, certo?

Com tudo isso em mente, Shinmai se apresentou como uma obra divertida e calma para se acompanhar nesta temporada. Não vai estar entre os melhores, mas com toda certeza vai ser uma boa opção para se aproveitar e relaxar.

A protagonista parece ser simpática e os objetivos que a obra propõe parecem bons o bastante para prender a atenção de grande parte do público. É uma obra simples em termos gerais, mas que se manter um bom nível fazendo esse simples, vai conseguir se sair bem.

Comentários