A mudança do ponto de vista nesse episódio foi interessante para prover um olha diferente sobre as sombras e os mistérios da ilha. A onee-san peituda sabe de muita coisa e é safa, por isso foi gasto um episódio inteiro apenas para o Shinpei chegar até ela e eles se unirem.

Então o nome verdadeiro dela é Minakata Hizuru e ela conheceu as garotas quando crianças? Interessante. Mas mais interessante que isso foi vê-la pisando nas sombras das pessoas para conferir se eram sombras ou pessoas mesmo. E por que faz sentido esse tipo de “teste”?

Porque se são chamadas de “sombras” é porque são essencialmente isso. O corpo delas é a sombra, e dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Sendo assim, pode parecer bobeira, mas é uma forma de teste crível, não que por si só ela justifique o sucesso da Hizuru.

Aliás, a “nostalgia’ que toma conta dela no funeral e seu próprio choro posteriormente na conversa com o velho Nezu foram momentos muito bacanas para humanizar a personagem. E não foi só isso, a vergonha que a acometeu quando ela revê velhos conhecidos também ajudou.

A Hizuru tem um perfil mais kuudere, mas ela não é tão unidimensional assim. Ela tem sentimentos, demonstra nervosismo e dúvida, como também compaixão, e vê-la se envolvendo tanto nessa trama das sombras substituindo humanos tornou-a uma heroína mais simpática.

Ainda mais após a revelação de que o verdadeiro Nagomu Ryuunosuke foi uma pessoa do seu passado que morreu. Seu irmão? Não sei e não lembro se o anime deu pistas disso. O que eu sei é que deve envolver as sombras e que o caso também é pessoal para ela. Certamente é.

Voltando aos acontecimentos do episódio, se a inspeção da Hizuru no corpo da Ushio não serviu para muito, seu encontro com a amiga, ou com a sombra que tomou sua forma, mais uma vez reforçou essa ideia de envolvimento pessoal dela no caso e nos certificou de algumas coisas.

A Shiori já era sombra quando matou a Ushio e será que foi nesse momento que foi feita a sua sombra? Mas por que ela não se comporta como as outras sombras, tanto que a sombra da Mio criou uma sombra do Alan e tem como objetivo encontrá-la? Jaz o mistério.

Não que o episódio o tenha explorado, afinal, a coitada da Ushio foi esquecida nele. Não que isso tenha prejudicado o fluxo dos acontecimentos também, afinal, como disse no começo, o importante era o Shinpei se alinhar a Hizuru e a partir dos olhos dela vermos outras coisas.

Uma delas foi a cautela com a qual a Hizuru tratou a aproximação do Shinpei, seja pela mensagem codificada, a mãozinha que o Nezu a dá, o teste da sombra ou sua teoria dele ser um viajante no tempo (que com certeza não se embasa no nada, afinal, ela sabe do olho).

Ela sabe bastante sobre as sombras, o que também justifica sua cautela, afinal, suas memórias podem ser atualizadas, como bem vimos episódio passado. Um passo em falso e você entrega o ouro nas mãos do bandido, o que, aliás, a calcinha da Mio não vai deixar acontecer.

É sério, quantos animes conseguem meter falas ou cenas “fanservísticas” no meio de situações sérias e não perder a seriedade? A cena da pergunta da calcinha, mas principalmente a da Hizuru de cabeça para baixo exibindo sua bela comissão de frente, desceram lisinho aqui.

Tanto que não consegui ver perda alguma quando, por exemplo, o Shinpei deduz que a sombra da Mio foi produzida no dia anterior ou a Hizuru deduz que ele é um viajante do tempo e isso tira toneladas das costas dele. O encaixe foi perfeito, sem excessos e nem faltas nesse sentido.

Aliás, nada a ver, mas a história da sombra da Ushio ter aparecido antes da própria morrer não contribui ainda mais para confundir a situação? Mais acima teorizei que ela pode ter sido criada logo antes da original morrer, mas se não foi esse caso, como ela não sabia de nada?

Digo, a Ushio que aparece para o Shinpei, e imagino ser a mesma que despertou na praia no dia 22 episódio passado, deu a entender que não sabia sobre a própria sombra. E se for mesmo esse o caso, então ela certamente foi feita dias antes e não foi atualizada? É isso mesmo, né?

Para você ver como estou confuso. Em todo caso, o importante é que duas peças-chave para resolver o problema uniram forças e que um inimigo dará as caras episódio que vem. Quanto a Ushio, ela segue sendo uma incógnita, o que a Hizuru já não é mais (pelo menos não tanto).

Até a próxima!

Comentários