A visão que temos de servidores públicos é sempre a mesma: tiveram que passar por um difícil concurso para depois desfrutar de uma vida profissional com certa estabilidade e sem ter que trabalhar de verdade. Aqui, temos uma obra que mostra a rotina de um escritório nada comum, visto que muita coisa parece ser fora do comum. Quer saber mais sobre?

Quem nunca quis um chefe coelho?

Tendo sido lançado em 2013, exatos 9 anos atrás, Servant x Service possui 13 episódios e foi animado pelo estúdio A-1 Pictures, aquele já bem conhecido por ter feito obras como Sword Art Online, Kaguya-sama e Fairy Tail.

Fora isso, a obra é da mesma criadora de Working!! e WWW.Working!!, duas obras de comédias sensacionais que recomendo muito. Já para quem viu as duas ou uma delas, Servant x Service segue uma estrutura bem parecida, mudando praticamente apenas personagens e ambientação.

Um pouco mais desse incrível chefe coelho

Já de início é bom deixar claro que a proposta da história é de ser uma comédia bem simples. A protagonista, Lucy Yamagami, tornou-se uma servidora pública para achar o funcionário que aprovou seu nome quando seus pais vieram registrá-la.

Aí você deve pensar que é por conta do nome estrangeiro, certo? Pois bem, esse não é o nome completo dela. Seu nome completo é: Lucy Kimiko Akie Airi Shiori Rinne Yoshiho Ayano Tomika Chitose Sanae Mikiko Ichika. Além, é claro, do sobrenome Yamagami.

Inclusive tem uma curiosidade interessante sobre o nome dela: no CD drama em colaboração com Working!!, o nome dela é ainda maior (e eu não vou colocar aqui por motivos óbvios). Durante a obra isso não é deixado de lado, mas obviamente acaba não sendo o foco visto que a rotina dentro do escritório e os personagens que ali trabalham são um show à parte.

Enfim, apesar dessa busca implacável da Lucy, o restante do elenco e as situações que a obra nos apresenta são realmente bons. A história possui entre 4/5 personagens principais, sendo que 3 deles são novatos na prefeitura e o restante já tem mais tempo de casa.

O que gosta de vadiar, a séria demais e o inútil

Como é de se esperar, cada personagem tem suas particularidades, o que torna tudo ainda melhor. Temos uma viciada em cosplay, o veterano inútil, um chefe que por ser tímido usa um coelho de pelúcia que se mexe, um cara que gosta de vadiar e claro, a Lucy, que é séria demais e por isso acaba sendo um alvo fácil para brincadeiras.

Aliás, é bom destacar que o elenco de apoio é bem divertido também. Em geral eles têm alguma relação com um dos funcionários e isso acaba sendo um aspecto bem interessante, visto que muitas coisas sobre os personagens você só descobre por meio das interações entre eles e seus conhecidos.

E infelizmente nem tudo são rosas, certo? Bem, talvez o único e grande problema de Servant é simplesmente a falta de resolução de alguns assuntos. É notório que um casal iria ser formado a partir da Lucy e de outro personagem, mas o desenvolvimento acaba sendo lento e inconclusivo.

Inclusive é diferente do que vimos no original, que tem alguns acontecimentos ocorrendo de maneira divergente. E assim, não se trata de um ser melhor que o outro, mas considerando que nunca vamos ter uma sequência e que a obra foi feita “sabendo” disso, fica um gosto amargo de não saber o desenrolar de alguns pontos importantes.

Por fim, gostaria de destacar a abertura e o encerramento. Não é muito incomum vermos ótimas aberturas e encerramentos sendo feitos por aí, porém, aqui eu diria que o ponto chave é a criatividade, principalmente na abertura. Ela mistura elementos da realidade com a animação 2D e cria algo que combina e muito com o anime.

No final das contas, Servant x Service é uma ótima escolha se você estiver procurando por animes de comédia com uma pitada de romance. É bom deixar claro que o romance não é um dos carros chefe aqui, então não espere por grandes acontecimentos desse tipo. Agora, como comédia, garanto que você não vai se decepcionar (talvez).

Comentários