O que você fez nos últimos 10 anos? Ou melhor, nos últimos 10 anos, 6 meses e 13 dias. Creio que muita coisa deve ter acontecido na sua vida de modo geral. Inclusive esse foi o tempo de espera para que tivéssemos um novo episódio de Bleach. E em meio às dúvidas, seu retorno e o que o futuro nos reserva, bem, dá para concluir que temos algo muito promissor até aqui.

E antes de comentar sobre o episódio, acho que seria interessante relembrar alguns detalhes sobre a obra. O primeiro deles é de que Bleach acabou oficialmente em 2016, com o encerramento de seu mangá. Na época, me lembro que esse final prematuro acabou sendo muito criticado.

A maior parte das críticas está sobre o fato de que o arco final tinha tudo para ser grandioso, mas acabou sendo apressado (por conta do público japonês que não fez a sua parte, por assim dizer). Para quem não sabe, a Shounen Jump, revista onde Bleach era publicado, tem um sistema de popularidade que supostamente indica se vale ou não eles continuarem investindo em determinada obra, basicamente.

Bleach estava entre aquelas obras com pior avaliação na revista e, no final das contas, teve que ser encerrada. De modo geral o arco é ótimo, porém, por conta da falta de desenvolvimento, aos poucos ele se tornou mais raso e consequentemente pior. Não sabemos como a história será adaptada e sinceramente, eu confesso que já estou bem satisfeito por poder ver esse arco sendo animado, mesmo que siga o mesmo destino que o mangá.

Ninguém mais tinha esperanças de um retorno da obra, o que felizmente estava errado. Ainda que as informações acerca da produção sejam muito confusas, parece que vamos ter 4 partes de 13 episódios, o que dá 52 episódios no total.

Sobre a distribuição, bem, a Disney já mostrou ser o pior lugar possível para acompanhar animes de forma oficial, vide o caso de Summer Time Rendering.

Para quem não sabe, esse anime está dublado e legendado em nosso idioma, mas não está disponível aqui no Brasil. O caso de Bleach é similar, tendo legenda, mas sem aparecer no catálogo brasileiro (até o momento desse artigo – feito horas após o lançamento oficial do episódio).

É aquela velha história de demonizar a pirataria (corretamente), mas não fazer o mínimo esforço para pelos menos dar a opção do público usar os meios oficiais. No final, sabe quem é o maior patrocinador da pirataria? Sim, eles mesmos…

Enfim, já comentamos bastante sobre aspectos gerais, mas vamos para o que realmente importa no momento: o primeiro episódio. Ah, e se quiser ler o mangá a partir desse arco, leia do capítulo 480 em diante. Esse episódio já adaptou 4 capítulos, inclusive.

De início o grande detalhe é que esse episódio foi dividido em dois atos. No primeiro nós tivemos aparições de personagens importantes, como Ichigo e seus amigos. A luta em que eles se meteram foi bem interessante e nos deu mostras de como deve ser daqui para frente.

Não vai ter censura e pelo menos esteticamente a obra mostrou ser muito promissora. Em certas cenas parecia que eu estava vendo o anime de 10 anos atrás, só que com uma qualidade de imagem e efeitos bem melhores. O exemplo definitivo disso foi ver o poder da Orihime em ação, por exemplo.

E assim, foi uma luta de “apresentação” mesmo. Karakura, a cidade onde Ichigo mora, nunca teve tantos Hollows (fortes então, nem se fala) e no final tudo aquilo foi apenas um aperitivo para o que realmente estava por vir.

Já o segundo ato é onde tudo de fato começa. Os Quincys voltaram e com eles temos uma declaração muito interessante: uma guerra está próxima. Sendo mais específico, em 5 dias eles vão retornar para enfim iniciar os trabalhos.

Sendo franco, a construção para chegarmos nessa declaração é simplesmente ótima. Enquanto Ichigo está ocupado com um desconhecido, todos os Shinigamis estão investigando diferentes problemas que estão acontecendo em toda a Soul Society.

Desaparecimentos de almas e Hollows bem misteriosos foram eventos que claramente trouxeram um estado alarmante acima do normal. Porém, o prato principal estava por vir: a morte de um tenente. Mas os tenentes nunca foram uma força muito valorizada na obra, certo?

Sempre foi dito que a grande diferença entre um capitão e os demais é a possibilidade de usar uma bankai. Com isso, sempre tivemos a visão de que tenentes não eram fortes o suficiente, ainda que estivessem abaixo dos capitães em questão de autoridade. Só que, claro, existem exceções, como o Renji e o Ikkaku.

Sasakibe sempre foi um personagem de pouca presença e seus poderes nunca foram explorados. Mas o fato de que ele foi facilmente derrotado pelos Quincys foi algo que realmente impressionou e fez Yamamoto perceber que havia um grande problema pela frente. E se o Yamamoto ficou chocado com a morte de seu tenente, é de se esperar que ele fosse um pouco forte, não?

Ainda vamos conhecer mais sobre ele e sua bankai, mas caso tenha interesse, no jogo Bleach: Brave Souls o personagem dele usa uma bankai bem forte, inclusive. Mas como mencionei acima, isso é assunto para o futuro. Fato é que a cena poderia ter tido um peso bem maior se conhecêssemos melhor a bankai do Sasakibe.

No final do episódio, tivemos um vislumbre de quem é o grande inimigo da vez. Obviamente foi um momento muito rápido e não dá para tirar conclusões ainda. Fato é que Ichigo e a Soul Society provavelmente vão ter um grande desafio pela frente. Muitas dúvidas pairam no ar e uma morte de peso, além da declaração de guerra, são fatores que podem abalar as estruturas da Soul Society.

Num resumo geral, o episódio foi excelente. Não seguiu completamente o mangá, mas cortou cenas e conteúdos que não tinham importância alguma. Optaram por focar na história que temos daqui em diante e claro, numa espécie de reapresentação de alguns personagens importantes (e ainda assim foi rápido).

Felizmente grande parte das cenas dos trailers já foi mostrada, o que é ótimo se pensar que nenhum spoiler foi mostrado até então. No mais, o mangá está sendo publicado aqui no Brasil num formato diferente, temos o jogo para dispositivos móveis e por fim, um grande retorno do anime. Para quem é fã da obra, acho que dá para dizer que finalmente os humilhados foram exaltados, né?

Comentários