Após descobrir parte do problema que envolve o Hueco Mundo e a Soul Society, Ichigo finalmente começou a enfrentar um verdadeiro quincys. E esse confronto acaba sendo muito significativo pois bagunça tudo aquilo que sabíamos sobre esses indivíduos e até mesmo sobre a Soul Society como um todo.

Até aqui as informações sobre os quincys eram bem simples e fáceis de entender. Eles possuíam habilidades parecidas com os shinigamis e a grande diferença entre esses dois grupos era a forma como cada um lidava com os hollows.

Só que seu surgimento e consequentemente sua suposta extinção sempre foram tópicos claramente “escondidos” do grande público pelo alto escalão. Uma decisão tola, em meio a tantas outras que os shinigamis tomaram e que vão cobrar seu preço agora.

Isso fica muito claro na conversa entre o Mayuri e o general Yamamoto. O esquadrão 12 foi responsável pela morte das 28 mil almas em prol da manutenção do balanço entre a Soul Society e nosso mundo. A crítica do Yamamoto sobre o método utilizado é completamente válida, mas seus pecados no passado são parte do motivo também.

Mas sobre a questão das informações, isso não se restringe apenas aos shinigamis, uma vez que o próprio Ishida também não sabia nada sobre o Wandenreich. Seu pai sabia, provavelmente os quincys sobreviventes (como seu mestre) também sabiam e é possível que eventualmente ele fosse ter conhecimento sobre (não por seu pai).

Porém, ainda assim tudo isso não é muito claro e creio que sequer vão se dar ao trabalho de explicar de verdade esses conflitos do passado. Considerando a idade dos shinigamis, um dos eventos é relativamente recente e que sempre foi retratado como um massacre. Já o outro, bem, nem todos estavam vivos ainda.

Mas ok, o passado não é mais tão importante, visto que a crise instalada no presente é realmente muito grande. E isso é bem explícito quando observamos o tom do Yamamoto ao tratar sobre o tema e quais serão os próximos passos para a Soul Society.

É sempre bom lembrar que considerando sua idade, ele é o único que conhece verdadeiramente o poder dos quincys e principalmente do Yhwach. Nenhum dos outros tem tempo de casa como capitão ou similar para ter participado. Aliás, talvez o Kyoraku e o Ukitake tenham de alguma forma participado.

Só que apenas palavras não seriam o suficiente para nós, espectadores, entendermos essa força tão temida e respeitada. É bem verdade que não sabemos exatamente o quão poderosos são alguns capitães, mas acho que a luta do Ichigo pode nos dar algumas pistas.

Aliás, a luta dele é definitivamente o ponto chave até aqui. Tudo o que aconteceu até agora foi praticamente para esse momento, afinal, muitas perguntas serão respondidas por conta desse evento que parece simples, mas tem uma importância muito grande.

O primeiro grande detalhe dessa luta é bem simples, inclusive: já que o Ichigo está bem ocupado, ele não pode ajudar a Soul Society numa possível invasão, né? Seria uma pena se os quincys aproveitassem essa oportunidade…

Além disso, nos foram apresentadas as outras habilidades que esses “novos” Quincys possuem, o que é muito útil para o que vem pela frente. Por fim, essa luta serve como parâmetro. Sabemos que o Ichigo é muito forte se comparado com alguns capitães da Soul Society e se um quincys consegue bater de frente isso não é um bom sinal.

E devo dizer que o conjunto de habilidades dos quincys é bem interessante. Parecem ter sido pensadas para que houvesse uma dificuldade acima do normal sem contar com suas habilidades próprias. Além disso, também serviu para nos impressionar, visto que durante boa parte da execução dessas habilidades, o quincys não teve nenhum embate com o Ichigo. Quando teve, o efeito não foi lá essas coisas.

No final do dia, a luta de Ichigo continua e agora que as “apresentações” acabaram, a luta real entre os dois deve começar. Do outro lado, os shinigamis já estão no meio do conflito e mortes de personagens relevantes já começaram.

É uma guerra, não tem jeito. Porém, achei muito interessante a conversa que alguns shinigamis tiveram antes do conflito, sobre o propósito dessa guerra. Como sempre, os soldados de baixa patente sempre estão lutando numa guerra de interesses dos outros, sem saber se aquilo que ele está fazendo é em prol da justiça.

Mas como dito por um dos shinigamis, cada lado luta por sua justiça. Dá para entender o que leva os shinigamis a querer destruir os quincys e vice-versa. Mas talvez não seja só isso, sendo essa a versão oficial para o grande público.

Até aqui, o arco da grande guerra está se desenrolando bem ao deixar exposto, aos poucos, como será daqui para frente. A dificuldade será grande, personagens importantes vão morrer e no fim, a Soul Society corre um enorme perigo. 

Comentários