Por que “Encounter (Encontro) 2?” Porque esse episódio foi uma “continuação espiritual” do episódio final da segunda temporada em que Shigaraki ameaça tirar a vida do Deku com seu Decaimento e nosso herói experimenta a “imagem da morte” pela primeira vez.

Dessa vez, foi um vislumbre, mas o suficiente para que não só o Deku, como toda a comunidade heroica entendesse quem é o novo “herdeiro do mal” e que, sem um All Might para detê-lo, só restava aos heróis a resiliência, afinal, o “Messias” ainda está “verde,” muito verde…

Não esperava menos da Toga que a revolta, seu espacinho nesse episódio foi curto, mas é sempre válido retornar a essa vilã, tão icônica para a obra. Já não achei muito útil ver a Mt. Lady baixando o cacete no homem de gelo, mas entendo a tentativa de desacelerar o passo.

A cada temporada o anime se aproxima mais do mangá e correr demais agora só atrasaria a sétima temporada. Além disso, esse arco está realmente muito bom por vários motivos, valendo a pena saboreá-lo em um ritmo intenso, mas não frenético, não mesmo.

Endeavor não fez mais que sua obrigação ao tentar bater de frente. Mas apena “tentar,” se atente ao verbo, pois ficou claro que ele não tem chances contra o Shigaraki, o qual, como o Deku, também ouve o chamado de uma individualidade dada por outra pessoa.

Chega a ser engraçado como paralelos entre os dois ainda são mantidos quando em questão de poder já está claro que estão em níveis completamente diferentes. Chega a ser engraçado e bom, pois tudo isso vem como contraste ante a uma vitória épica dos heróis.

Antes de chegar nela, o que resta senão resgatar e proteger, não é mesmo? E é seguindo esses princípios que o Deku se usou como isca em um movimento arriscado, mas não menos digno do herói ainda imaturo em individualidade, mas maduro em muitas ouras coisas.

E o mais delicioso disso tudo é que o Bakugo também está mais maduro, ainda que conservando características intrínsecas a um personagem tão amado (e odiado), quanto polêmico. É irresistível vê-lo altivo na trama como um co-protagonista, não anti-herói (ou pior).

Contudo, é realmente pungente o problema que se apresenta, com um Shigaraki extremamente roubado e sua fome de OFA. O uso do “Search” da Ragdoll em sua busca denota ao público que o Kohei já tinha isso em mente a muito tempo, e não teria como ser diferente.

Digo e repito, o Kohei tem problemas com personagens femininas e pesa a mão em características irritantes de alguns de seus personagens (como o Mineta e o Kacchan), mas ele sabe construir bons arcos narrativos, traçar paralelos interessantes e instigar nossa curiosidade.

Quero muito saber como será o desdobramento desse arco, pois o Shigaraki não vai cair agora e nem dá para fugir dele para sempre. Ainda mais agora que heróis estão morrendo e o mãozinha parece bem mais perto do que almeja que o Deku. Nada inesperado, eu sei.

Como não está sendo inesperada a excelente animação dessa temporada ou o envolvimento de figuras como o Gran Torino e o Eraser Head, que ainda tem lenha para queimar e vem para dividir a pressão em cima do Deku, que viu a “imagem da morte” pela segunda vez.

O meu alento é que, por mais que o cientista maluco dê a entender que o Shigaraki virou o Nomu perfeito, tenho a impressão que o plano que tanto critiquei (mais pela forma que pela ideia) fará alguma diferença para o desfecho dessa situação e quiçá da própria história.

O Shigaraki está apelão demais (e ainda tem os Nomus soltos para piorar), mas foi desperto antes da hora, não deve ser tão “onipotente” quanto seu mestre. Talvez ele compense a experiência com seu Decaimento, mas ainda o acho menos perigoso que o AFO original.

Por outro lado, também não tem mais All Might na parada, então o Deku vai ter que amadurecer o OFA a fórceps para se tornar a esperança que está em falta. Isso não vai acontecer nesse arco e nem deve nessa temporada, mas a gente sabe que é só questão de tempo…

Tempo muito bem gasto por qualquer um assistindo a essa excelente temporada em que os holofotes estão todos em Shigaraki e Deku, eles são as estrelas da companhia e precisam mostrar o que podem fazer um contra o outro a fim de apaziguar os ecos de suas heranças.

Até a próxima!

Comentários