Em pleno 2022, ano de eleições e ano de copa, estamos tendo vários animes de futebol. Só neste ano são 4, sendo que 3 já foram lançados e acabaram. Ao Ashi é um deles e não é o mais esperado (sim, o mais esperado é Blue Lock), mas será o melhor, facilmente.

Todos os animes de futebol lançados até aqui eram decepcionantes de alguma forma. Inazuma Eleven (vulgo Super Onze) era um shounen com poder e Super Campeões não era tão diferente disso, além do fator idade que pesou bastante na vinda de sua última versão, lançada em 2018. 

Claro, esses dois são os mais famosos para nós brasileiros por terem sido transmitidos por aqui. Mas temos exemplos não tão conhecidos e mais recentes que também “falharam”. Temos Days, Keppeki Danshi (nem merecia menção) e Sayonara Watashi Cramer.

Aliás, que fique claro: eu gosto muito de Super Onze e Super Campeões, mas é necessário entender que o fator futebol nos dois não é lá essas coisas. Super Campeões ainda tem uns bons argumentos em seu favor, visto que tem a questão da carreira do Tsubasa ter ido tão longe e tal, mas ainda ficou devendo.

Prometo que vou explicar melhor sobre isso, mas antes, vamos falar um pouco sobre a estrela da vez, Ao Ashi, afinal, depois dessa introdução tão grande, você deve estar se perguntando: onde ele se encaixa nisso tudo?

Ao Ashi é incrível pois sua história é envolvente, o cenário em que se passa é muito interessante, o elenco é muito bem feito e no final do dia, como alguém que “entende” de futebol, eu me sinto muito satisfeito com uma representação tão realista desse esporte que eu tanto amo.

A parte tática e técnica do esporte é mostrada de maneira simples, porém completa o suficiente para amantes e não amantes de futebol. Conceitos sobre o jogo, aspectos individuais e coletivos, noções ofensivas e defensivas… enfim, isso é só uma parte.

Aqui, o protagonista da vez é o Aoi Ashito, um garoto que mora no interior e joga num clube de futebol. Ele é o goleador da equipe num esquema maluco do mais puro: “toca pro cara que ele resolve!”. Ele é confiante, muito confiante, e mostra que sua confiança tem um bom embasamento. 

Tudo muda quando ele é recrutado por um cara chamado Fukuda, que treina um clube em Tóquio. O objetivo desse cara é super simples, inclusive: tornar sua equipe em um time de nível mundial. Nosso Aoi que não é bobo nem nada aceita o desafio e a partir daí, sua vida muda completamente. 

Dita a sinopse, vamos lá! 

A primeira coisa que eu quero destacar é que em animes de esporte nós geralmente temos dois tipos de protagonistas. O primeiro seria o Tsubasa, ou seja, aquele que já entende do esporte e possui uma boa qualidade técnica; O segundo seria o Hinata, de Haikyuu, um cara que não sabe absolutamente nada do esporte.

Pois bem, Aoi não se encaixa em nenhum dos dois tipos. Ele sabe jogar, porém, todo o básico que se espera de alguém do seu calibre ele não tem. Com isso, ele não sabe coisas simples como domínio de bola, táticas individuais ou coletivas e etc.

A partir daí, a obra vai nos mostrando uma série de questões táticas do futebol, como se fosse uma verdadeira aula do esporte, algo que até aqui eu nunca vi em um anime desse tipo. Apesar de ser de outro esporte, Haikyuu, um ótimo anime do gênero, nunca aprofundou questões do esporte em si, apresentando apenas o básico (e coloca básico nisso, viu?).

E todos os animes de esporte costumam fazer isso. Não é bem um problema, afinal, se a abordagem não for boa, de nada adianta trazer questões mais “técnicas” sobre o jogo. Como bônus, Ao Ashi consegue trazer esse conteúdo de uma maneira ótima, pois não se torna enfadonho e você acaba se vendo envolvido nisso.

Mas ok, só isso não tornaria Ao Ashi ótimo como eu tenho dito tantas vezes até aqui. Como mencionei acima, o elenco também é um dos vários motivos para que a obra seja tão boa. Aoi é um personagem que você acaba torcendo pela sua evolução. Aliás, você acaba torcendo por todos ali de certa forma.

Ele é confiante, determinado e não desiste. Parece um protagonista de shounen, ainda que ao meu ver seja diferente. O restante acaba tendo seu desenvolvimento aqui e ali, sempre alinhado com o momento da equipe como um todo ou apenas no desempenho pessoal.

Aqueles que mais se destacam dentro da equipe são Tachibana, Togashi e Ohtomo, personagens que entraram junto do Aoi. Isso cria uma boa amizade entre eles e com o passar dos episódios, vamos vendo que todos eles possuem uma boa importância na jornada do Aoi. 

E talvez os personagens mais importantes no geral sejam a família do Aoi (mãe e irmão) e Hana, uma amiga e fã. A relação dos dois é bem bacana e vai se desenvolvendo com o tempo, visto que ela tem pretensões de trabalhar com medicina esportiva.

No que envolve a família, por conta de certas questões alguns dramas acontecem aqui e ali. Mas cada um deles é especial pois no final do dia o Aoi não é um cara simplesmente fissurado em jogar futebol ou ser profissional. Ele tem um objetivo claro e sua família é um fator determinante nisso.

Já sobre a parte técnica, sendo sincero, nós não temos nada muito impressionante. Eu acredito que é até injusto esperar muito de uma obra de esporte, principalmente de um que tem uma complexidade tão grande. São 22 personagens em campo, além da bola e ainda que nem todos estejam em cena, tem a questão dos movimentos e afins.

Mas ok, não temos grandes problemas e essa parte é muito bem gerenciada. Não temos o uso de CGI (até onde me lembro), algo que até estranhei pois é comum em casos parecidos e poucas vezes vi algum problema nas cenas. No final é o suficiente para não atrapalhar tanto.

Por outro lado, gostaria de destacar a segunda abertura, que é simplesmente absurda. É linda, emocionante e definitivamente te passa a verdadeira essência do futebol. É facilmente uma das melhores do ano. Sobre a primeira, bem, é legal mas nada demais.

No final das contas eu poderia ficar falando sobre o quão bom Ao Ashi é por horas. Mas para resumir bem, Ao Ashi é definitivamente o melhor anime de futebol lançado até hoje. É facilmente um dos melhores animes de esporte lançados até aqui e para quem gosta, ama ou se interessa por futebol, é a melhor escolha.

Por fim, é bom lembrar que o mangá será publicado pela JBC aqui no Brasil em breve. Ah, e para quem se interessar e quiser ler o mangá, pode começar lá pelo capítulo 117, aproximadamente. Eu costumo recomendar que se leia do zero, ainda que dê uma passada rápida, só para ter a experiência completa.

Comentários