Mou Ippon! é um anime esportivo do estúdio Bakken Record que adapta o mangá de Yuu Muraoka. Segue abaixo a sinopse extraída do site The Movie Database.

 

“Sonoda Michi planejava aposentar-se do judô depois de não conseguir resultados satisfatórios durante o campeonato nacional do ensino médio. No entanto, a sua melhor amiga Sanae Takigawa e a sua mais recente oponente do campeonato, Eien Hyoura, convidam-na para continuar a praticar o esporte no ensino médio. Uma história de judô juvenil descontraída, mas emocionante, estrelada por estudantes do ensino médio!”

 

Essa cultura de clubes esportivos ou artísticos vastamente explorada em animes e mangás me deixa com a sensação de que nós, brasileiros, perdemos muito ao não cultivá-la tal qual os japoneses fazem e Mou Ippon! é um exemplo de como estou certo em minha “invejinha.”

A história não nos apresenta a nada além do que adolescentes com sentimentos mistos com relação ao esporte que praticam, mas amizades pungentes, personalidades contundentes e juventudes em pleno vapor; o tipo de perfil que convence aos amantes de um bom esportivo.

Nem sou um apreciador cativo do gênero, mas não consegui não me apaixonar por Mou Ippon! com seu design bem particular, sua animação bem dosada (mas gratificante nos momentos chave) e sua história leve, como às vezes é só do que a gente precisa (meu caso aqui).

A Sonoda tecer severas críticas ao judô em todos os problemas que enfrentava nele, mas em nenhum momento ter tentado lutar tolamente contra o prazer que sentia ao praticá-lo tornou a experiência de acompanhar sua jornada na modalidade mais genuína para mim.

Acho legal quando a trama “pensa grande” e tudo mais, mas às vezes (na maioria das vezes) não é assim na vida real. O esporte que a pessoa praticava no clube não vai virar seu ofício e ela não vai ganhar o nacional. Pelo menos não todos, mas essa história também importa.

O anime começa com uma “despedida” que não se mantém no ensino médio, mas o mais importante nesse início é o nosso primeiro e contundente contato com a “derrota,” um soco de realidade bem-vindo para nos mostrar que Sonoda não é a melhor e que isso não importa.

Elas provavelmente não vão realizar algo grande como clube de judô no ensino médio, mas e daí? Eu já consigo super me importar com a tagarelice e simpatia da Sonoda, com a timidez e convicção da Hyoura e a paixão que a Sanae sente por viver algo com alguém.

Inclusive, adorei a pegadinha que ela prega no trio, provendo uma cena para lá de divertida, mas também estridente e orgânica dentro do propósito de resgatar uma catarse nem tão incrível assim, mas de forma alguma forma piegas, sendo o suficiente para me convencer.

A Sanae é alguém que curte mais compartilhar a experiência de estar em um cube com a amiga que o esporte em si, diferente da Sonoda, e acaba que isso as complementa muito bem, tendo na Hyoura o caso de alguém que precisa de amigas e as conseguirá através do judô.

Quanto a metida Nagumo, amei a personagem pelo quanto ficou na cara como ela queria a amizade com as garotas do clube de judô e como ela acrescentou a dinâmica das amigas. Ela é um trunfo cômico que super enxergo a trama explorando mais em sua sequência.

O que mais posso dizer? Assista Mou Ippon! mesmo se você não gostar de anime esportivo? Sim. Digo, para mim o anime teve uma abordagem bem slice of life muito gostosinha, com comédia e até uma pitadinha de drama bem equilibrada para prover empolgação.

Acho fascinante como os japoneses conseguem fazer a gente se deslumbrar mesmo com histórias que não almejam a grandeza, apenas a apreciação das coisas da vida cotidiana que sim, podem ter seu brilho e valor distantes de uma romantização megalomaníaca e às vezes entediante.

Mou Ippon! conseguiu transmitir os prós e contras do judô e de se estar em um clube esportivo nessa fase da vida. É uma pena que essa não seja uma cultura forte no Brasil porque é muito daora fazer parte de algo com seus amigos pelo simples prazer de ser.

Até a próxima!

Comentários