Como todos já sabem, este 10º episódio foi o último desta segunda temporada. Sem muitas expectativas com relação ao clímax deste final, fui completamente surpreendido pela incrível sucessão de acontecimentos que transformaram o final de KonoSuba 2 em algo perfeito. Um anime tão bom que até em momentos tensos consegue ser divertido, isto sim é KonoSuba.
Nesse episódio tivemos algo comum em animes escolares que é o famoso festival cultural onde temos diversas atrações que vão desde uma peça a um café temático, geralmente esse evento serve como pano de fundo para muitas confusões envolvendo os personagens, e com Masamune-kun no Revenge não foi diferente.
Muitas pessoas, após experiências de quase morte, relatam terem visto um túnel luminoso ou algo parecido com isso enquanto estavam se equilibrando na fina linha que separa a vida e a morte. Começo o artigo falando sobre isso como gancho para comentar sobre quanto de nossas crenças e tradições na verdade são apenas as formas que encontramos (ou melhor, nossos antepassados encontraram) para descrever fenômenos que não sabiam descrever. Alguns desses nem mesmo nós sabemos ainda como descrever. O túnel de luz é um deles.
Talvez a passarela de velas que o Yakumo viu seja apenas uma forma folclórica japonesa de descrever esse mesmo fenômeno? Poderia ser esse episódio inteiro uma construção mental nos últimos instantes de vida do Yakumo? Essa pergunta talvez esteja mal formulada. Mas bom, continue lendo que eu me esforço para me fazer entender!