Já começamos o episódio com muita ação e o resto foi tão animado quanto. Essa era a revanche contra o Gil, perder uma vez é humilhante mas duas seria ainda pior. Mas diferente da última vez onde todos foram pegos de surpresa agora eles usaram de estratégias e conduziram a luta da forma que fosse mais proveitosa para eles. O que não mudou muito, eles apanharam do mesmo jeito.

Logo após o segundo round de surra o grupo se dividiu em dois, um deles foi salvar a Sofia e o outro teve sua revanche contra o Gil. E não vejo problema no resultado da luta. Aqui o Dylan estava calmo e o TJ levou a sério diferente da última vez. Mas é aquilo, Gil é o vilão certo no anime errado. Infelizmente ele e seu desfecho se somam aos problemas desse anime.

E se for olhar para o outro grupo as coisas só pioram. Algo que sempre me pareceu irônico tanto em Appare-Ranman! quanto em Dr. Stone é o fato da lógica ser tratada com tanta importância num anime cuja a própria lógica do mundo é duvidosa. Os personagens fazem constantemente uso da física mas na primeira esquina contrariam as leis que fazem uso. E parar um trem com um carro foi a gota d’água.

E depois disso tudo, o anime teve a cara de pau de nos mostrar o final da corrida. Primeiro que já nem importava mais quem seria o vencedor, depois que mesmo assim foi algo tão sem emoção que nem vale a pena comentar. Mas também, a corrida inteira foi decepcionante, não tinha como o final ser diferente.

Por fim tivemos a despedida dos personagens, estes que são de longe a melhor coisa do anime. Assim como esta foi a melhor parte do episódio. O Appare mudou muito ao longo do anime e aquela cena dele gritando o nome do seu precioso amigo foi a cereja do bolo. Mas foi a cereja colocada sobre um bolo murcho e desagradável.

O final foi isso, uma música e várias cenas que quase me fazem achar que este era um bom anime. Quase.  Aliás, depois disso o Appare se interessa por aviões. É difícil não segurar a piada e dizer que teremos uma continuação versão “pegue o pombo” mas eu não iria querer ver uma comédia divertida se transformar numa “batalha de Midway”.

Agora mudando um pouco de tema, gostaria de tentar lembrar uma coisa muito importante. O que mesmo Appare-Ranman! era? De início o anime parecia rodar em torno do tema da corrida, tanto que lembremos que esta é justamente a primeira cena do anime. E todos os episódios seguintes parecem não passar de uma preparação para ela.

Porém, logo em seguida o anime consegue mostrar uma outra coisa interessante. Isto se mostra claramente com a Xialian, e até certo ponto com o próprio fato do anime ter personagens muito variados de diversas formas. Que é falar sobre o próprio desejo humano e também sobre os obstáculos a ele. Sobre como muitas vezes os outros irão esperar algo de você tendo em vista como você é por fora ou vão esperar que você aja de determinada forma apenas pelo lugar e sociedade em que nasceu ou vive.

Ou seja, era falar sobre qual o lugar de cada um e de poder fazer aquilo que deseja mesmo que tenha que ir contra todas as outras pessoas em sua volta. Era de certa forma sobre a própria individualidade humana. E nesse sentido era muito pertinente que todos os personagens fossem tão diferentes e originais.

Mas isso logo foi abandonado e se provou não ser algo essencial ao anime mas apenas acidental. E a própria corrida foi colocada em segundo plano. No final o anime não tentou falar sobre nada, tentou fazer diversas coisas e foi ruim em tudo que tentou.

Isso foi Appare-Ranman!, infelizmente. É mesmo uma pena, pois o anime realmente teve um excelente começo. Mas agora acabou e não foi nada além de uma grande decepção.

Comentários