Digimon Adventure (2020) – ep 25 – Queda livre
Esse foi um episódio sem muita coisa para se comentar, sem nenhuma luta destacável e praticamente nenhum avanço na história. Também não teve nenhum impacto, foi banal do início ao fim. E pior, completamente desnecessário e inútil.
O episódio já começa com uma queda livre, que na verdade foi bem legal. Eu gostei bastante da cena à princípio. Mas como sempre o anime tem que estragar colocando mais ação desnecessária. Os inimigos da vez, diversos Mamemon e BigMamemon, são de longe os piores até agora.
E foi para ajudar com esse problema inútil que o Leomon retornou. E mesmo com ele os digiescolhidos tiveram muito trabalho. Primeiro eles tinham que virar o gigantesco Eldoradimon, depois teriam que derrotar os Mamemon e Bigmamemon, e tudo isso ser fazer uso do Agumon e do Gabumon que estavam cansados.
O primeiro problema foi simples, eles apenas atacaram a pobre criatura que deveriam proteger. É, isso mesmo. Não me pergunte o porquê, não fui que fiz o roteiro. Mas o que me surpreendeu foi a resolução do último problema. Eles esqueceram que estavam cansados e evoluíram ao seu bel prazer. Dane-se o roteiro pela segunda vez. E sobre os inimigos eu já expressei minha opinião.
Tivemos uma explicação bem inesperada logo no começo do episódio. Descobrimos a verdade daquele continente, que na realidade aquela terra é uma terra sobre as nuvens. Um continente no céu. Isso é de fato muito instigante, pois nos faz questionar sobre a imensidão daquele mundo. E seria interessantíssimo ver muito mais do que já foi mostrado até aqui.
Falando de mundos, também continuamos com as tramas no mundo humano. Ainda sem nenhum tipo de progresso. A única coisa nova é que, por algum motivo, a Hikari brotou do meio do chão e encontrou os digiescolhidos. Eu sei que pode ter muitas explicações, sendo o instinto junto de sua conexão com o mundo digital uma boa desculpa. Mas o anime não deu. Ponto final.
Sem dúvidas o que mais me irritou nesse episódio foi o excesso de cenas de ação completamente inúteis. Outra vez o anime quis ser épico quanto só precisava fazer o básico. E entenda, o último episódio tentou ser épico e conseguiu. Não estou querendo dizer que o anime não deve ir por esse caminho, só estou dizendo que há episódios para seguir por ele e há episódios onde você simplesmente não deve.
Por exemplo, esse episódio poderia ter sido dedicado aos personagens. Talvez com algum foco na história também. O ponto é que você ter um episódio sem cenas de ação, ou que elas desempenham um papel secundário ou mesmo irrelevante. E nem estou pedindo bons diálogos ou desenvolvimentos na trama. Embora é óbvio que esta seria a preferência.
Basta um episódio simples, mesmo tendo apenas conversa fiada e coisas sem importância. Na verdade uma das coisas que sinto bastante falta nesse anime é justamente desses momentos descontraídos. E a forma como isso pode ser bem feito são diversas. Aliás, o problema aqui não é apenas com aquilo que esse episódio mostrou. Mas justamente com as diversas oportunidades que ele perdeu.
Enfim, acho que eu falei muito sobre um episódio que verdade seja dita, não tem conteúdo algum para ser comentado. Até mais.