A Saya foi a vítima da vez e com seu dedo machucado saiu da final, menos mal que ainda deu um caldo nas semis e sua situação explorou alguns pontos interessantes da trama, os quais ajudaram a definir o caminho até o final do anime. A Konomi será campeã nacional? É hora de Iwakakeru! no Anime21!

Já posso dar como certo que todas as desgraças que acometeram as garotas do Hanamiya ocorreram para elas se sagrarem campeãs no nacional? Não duvido, ainda mais após a lesão conveniente da Saya, e ela nem aconteceu para deixar a Konomi brilhar, mas ir tirando de vez poucos as garotas do Hanamiya da disputa.

Pelo menos seu ato de jogar para a torcida foi excelente e combinou com a caracterização da personagem, menos específica que a da maioria das competidoras. A Saya é apenas uma garota que adora a escalada e é talentosa, mas se esforça muito. Ela é forte e inteligente, mas, principalmente, escala para o time.

Além, é claro, de ter uma baita amizade com a Nana. Por todos esses fatores ela pede o apoio emocional da galera para dar o último gás e fazer o resultado que condizia com a fama que sua escola tem, que ela ajudou a construir. A Saya conseguiu conciliar o sucesso pessoal com o sucesso do time, além de animar a amiga.

De quebra, o impacto da torcida na discípula da Konomi também é algo a se elogiar, porque era um assunto que poderia ter sido deixado de lado, mas não foi, e sem gastar muito tempo deu para perceber que aquelas sensações novas a interessaram. Talvez não ao ponto de deixar de escalar sozinha para competir, mas se ela passar a ver valor na escalada esportiva já basta.

Enfim, o desejo da Konomi de vencer em grupo era muito bonitinho e tudo mais, mas a gente viu que rusharam o final da competição apenas para preparar o terreno para o clímax do anime. Aliás, “apenas” é um pouco cruel, porque é fato que é mais importante o arco que está por vir, exceto se esse fosse o arco derradeiro, mas logicamente não faria sentido que na primeira competição para valer a protagonista já ganhasse.

Sendo assim, eu entendo a escolha narrativa, acho uma pena não ter mais nada a partir do momento em que a Konomi cai pela primeira vez na final, mas também entendo que não havia mais o que extrair dali e que o foreshadowing para aquele momento já havia sido dado na própria semi-final e, apesar de achar a justificativa dada não tão palpável quanto eu gostaria, é inegável que ela faz sentido. A Konomi é uma novata…

Mas, apesar disso, ela “ganhou” o interesse da Iwamine, o que sinalizou que estava no caminho certo, apesar do kabedon não ter sido exatamente agradável. A Konomi tem qualidades para se tornar maior e melhor do que é, mas ainda a falta experiência. É como um jogador muito jovem que tem um extremo potencial, mas ainda carece de vivência no jogo.

Sobre minha ressalva, não acho que o estresse corporal, a fadiga física, que a acometeu seja uma ideia efêmera, é só que as colegas experientes poderiam ter a alertado e treinado para isso. Jogar só na conta do desgaste do corpo não me convenceu o bastante, se houvesse algum critério técnico acho que faria mais sentido, além de que a Konomi já está muito overpower a essa altura, esse domínio teórico dela me incomoda…

Apesar disso, não dá para esperar muito mais do anime, então não é que eu ache que Iwakakeru não tenha defeitos, é só que dado o que se tem e o que se espera não me surpreende negativamente. Mas isso não me impede de fazer a crítica, falta a Konomi alguma dificuldade além do que teve até agora, pois a experiência ela deve tirar de letra em seis meses, mas sempre dará certo na teoria como deu até agora?

Acabei atropelando o planejamento e falei logo da derrocada da Konomi, então quero voltar um pouco e elogiar o que foi feito com as garotas do Caterno e a pantera negra, Masumin. Porque o Hanamiya estava despedaçado, né, foi o preço a pagar para preparar o terreno para a reta final, então entendo concentrar essa dinâmica de grupo em um núcleo que poderia ser minimamente melhor aproveitado, e foi.

O apoio das garotas do Caterno a presidente foi bem bacana de ver, assim como a reação dela na final e sua vitória individual, o que até tira um pouco o foco daquela que mais se destaca, a Iwamine, passando indiretamente uma ideia de que ela certamente será uma adversária no campeonato nacional, mas nada garante que será a principal ou a única. Inclusive, a irritante Cool Kurusu tem mais chances de ser essa rival.

Não à toa, foi guardada pelo menos até esse oitavo episódio e apostaria que só vai competir nesse torneio nacional geralzão mesmo. Enfim, o episódio segue, os pódios são mostrados (foi bem legal aquela que se esforçou tanto ainda ter pegado bronze, vai negar?) e aí vem o mais importante: o afastamento da Jun, a orientação da Saya e o surgimento de um novo objetivo. Ainda duvida que elas vão vencer no final?

O afastamento da Jun não foi inesperado e temo por como ela será trabalhada longe das outras, se será, afinal, só restam quatro episódios, esse arco mesmo teve três, né? Não tem muito tempo, mas acho que seria importante um episódio mais focado na Jun e longe do clube, mostrando a jornada dela para se fortalecer nos aspectos que ela achar que precisa, no psicológico principalmente, e voltar a conseguir escalar no clube.

A Saya nem precisou dizer a Jun no que ela deveria melhorar e como poderia fazer isso da melhor maneira para ela, a garota percebeu e tirou um tempo para si. Mas o mesmo não valeu para a Nono e para a Konomi, que precisavam mesmo de alguém que apertasse na ferida e dissesse no que elas foram mal, no que precisavam melhorar para não fracassarem de novo. Quem melhor para isso que a Saya, uma escaladora pronta?

Porque ela só saiu da competição pela lesão, na normalidade teria competido até o final e talvez tivesse se tornando campeã individual, pois em grupo é claro que não daria. A Saya só precisa treinar e se aprimorar, ela não tem as mesmas deficiências graves que as outras, então isso quer dizer que o nacional tem muito potencial de ser um arco mais legal pela quantidade de rivais que a Konomi terá para vencer o individual? Sim.

Por fim, apesar das ressalvas feitas, ainda assim achei o episódio legal, porque, sejamos honestos, não tinha muito como fazer melhor dadas as limitações da produção. Eu acho que ha pontos em que a narrativa poderia ser melhor, mas está bem longe de uma tragédia. Iwakakeru segue sendo um bom anime esportivo, na média do gênero, e tem a sorte de (ainda) não ter perdido a mão tecnicamente. Que não chegue a tanto…

Até a próxima!

Comentários