Kaijin Kaihatsu-bu no Kuroitsu-san (Miss Kuroitsu from the Monster Development Department) é um anime do estúdio Quad que adapta o mangá de Hiroaki Mizusaki. Segue abaixo a sinopse adaptada da Crunchyroll (o streaming oficial do anime).

 

“A Sociedade Secreta Agastia almeja dominar o mundo e, para isso, precisa derrotar seu rival, o herói Espadachim Divino Blader. Para conseguir isso, o Departamento de Desenvolvimento de Monstros precisa quebrar a cabeça para criar algo imbatível. Kuroitsu é uma “desenvolvedora de monstros”, responsável por criar ameaças para derrotar super-heróis!”

 

Animes de comédia que exploram a perspectiva dos vilões estão na moda ultimamente (vide Combatants Will Be Dispatched! e Meikyuu Black Company), mas o que Kuroitsu-san tem de diferente? Ele aborda o ponto de vista dos cientistas que desenvolvem os monstros.

Explorar essa perspectiva diferente favorece a comédia pelo quanto o roteiro pode usar de situações cotidianas que quebram a ideia mais fantasiosa da vilania. Animes infantis, por exemplo, costumam produzir seus vilões episódicos instantaneamente, mas não é o caso aqui.

Além disso, a ideia de aproveitar personagens de tokutasu reais a fim de antagonizar o grupo dos vilões foi excelente, pois define bem qual é a área de atuação da equipe da protagonista (ela e seu chefe) e se vale de um modelo de história bem típico do Japão.

Você sabia que Star Wars foi influenciado por tokusatsu? Tokusatsu é basicamente uma história que tem efeitos especiais como um fator preponderante na narrativa, e o que são os blockbusters ocidentais senão isso? Tokusatsu é um produto cultural de extrema relevância.

Mas voltando a Kuroitsu-san, essa estreia me divertiu muito pelas circunstâncias em que ela e seu parceiro de departamento se encontram, além das personalidades de ambos e as roubadas em que se metem. Chega a ser hilário o chefe se preocupando com sua reduzida equipe de dois.

Se ele realmente se preocupasse não seria melhor dar mais recursos para os dois trabalharem? Se isso não for possível, que tal otimizar e vigiar os avanços das etapas? A proposta de 10 minutos ter sido apresentada foi a falência do sistema de trabalho da organização como um todo.

Óbvio que é isso que a gente quer ver, não é um ambiente de trabalho com tudo perfeitamente equilibrado não, até porque os malabarismos da Kuroitsu-san só teriam espaço com adversidades a altura. E essas zoeiras foram, felizmente, favorecidas pelos outros personagens na reunião.

O anime não se leva a sério e nem deveria fazer isso mesmo, então mesmo que tenha toda essa base de tokusatsu para desenrolar sua divertida trama, não espere cenas de ação bem elaboradas ou longas. O foco deve ser pegar a gente no contrapé, subvertendo estruturas clássicas.

O monstro com roupa de pato e espada foi um ótimo exemplo do quão zoeiro e sem noção deve ser o anime, mas sabe o que é melhor? Que há espaço para brincar mesmo com criações mais convencionais, como é o caso do lobo que vira loba, mas mantém mentalidade de lobo.

Só a ideia de uma garotinha doida por coisas fofas ser a grande líder da organização, portanto, alguém capaz de bagunçar projetos com uma carteirada, é muito bizarra, o tipo de detalhe que já na premissa dá uma medida de como a trama vai ser, para o bem e para o mal.

E nisso o anime não se desprende muito de uma base fácil sob a qual enxergar a história. Existe a organização, ela é secreta, e é do mal, mas pessoais normais, assalariados comuns, trabalham para ela, sendo a Kuroitsu-san uma dessas pessoas e talvez uma das mais azaradas.

Já o rapaz que a atende na lanchonete ser justamente o herói que a organização dela busca derrotar é um clichê daqueles que cai como uma luva nesse tipo de trama por como ele pode prover situações engraçadas e inusitadas dado suas identidades secretas e um envolvimento certo.

Para esse tipo de anime, em que a graça surge justamente da inversão de expectativas, essa estreia acaba entregando momentos bem divertidos e inteligentes. Por exemplo, a censura foi bem esperta, e foi ainda mais esperto investir no ecchi justamente para “cancelar” a luta final.

Sim, vão precisar ser bem criativos para não deixar a peteca cair em um anime de temporada, mas a pouca equipe do departamento (há uma lacuna de personagens a ser preenchida), a perspectiva de criar vilões constantemente e o “mistério” da Kuroitsu-san devem agitar o anime.

Uma gata assalariada misteriosa é tudo que um gato assalariado misterioso procura, né? Não falei muito da sociedade secreta porque ela não foi o foco dessa estreia e imagino que não será do anime, mas não tem como ou porque levá-la a sério, tudo aponta que não devemos fazer isso.

O foco é na Kuroitsu-san e em como merdas típicas de trabalho podem muito bem ser replicadas em organizações vilanescas secretas, que podem até objetivar a dominação mundial, mas só se ela couber no orçamento do mês. Trabalhar na vilania pelo menos é divertido, vai.

Até a próxima!

  1. Mano, adorei essa estreia! Um dos meus animes favoritos da temporada até agora! Sabia que eu iria adorar esse anime, a comédia bateu muito com o meu senso de humor! É algo idiota, porém muito divertido hahaha

Comentários