Combatants Will Be Dispatched é mais um lançamento da temporada de primavera (eu sempre me confundo com essa coisa de estações) e promete ser uma obra focada na comédia de “vilões” querendo conquistar outros mundos. Sim, é uma premissa meio doida, mas talvez não dê para esperar algo normal do autor de Konosuba (Hataage Kemono Michi também, mas podemos esquecer desse aí), né? Sim, isso mesmo que você leu: o autor de Konosuba é também autor dessa obra aqui. Com isso em mente, vamos conversar sobre essa estreia.

ara começo de conversa, acho que seria interessante falar um pouco sobre a produção do anime, certo? Pois bem, temos como estúdio responsável o já conhecido J.C. Staff, que já fez vários outros animes (toda temporada tem no mínimo um anime feito por eles – fonte: minha cabeça), sejam eles famosos ou não. Inclusive só nessa temporada eles tem mais 3 animes, 1 filme, um ONA e um OVA. Enfim, ainda temos o diretor que dirigiu animes como Karakai e Sakamoto desu ga?, que são obras com um toque de comédia assim como esse aqui.

Enfim, chega de informações que você, caro(a) leitor(a), vai esquecer em menos de 2 minutos.

Sentouin, Hakenshimasu! (nome em japonês) é uma obra que até tem similaridades com Konosuba, mas não tem como comparar. Primeiro que se trata de um isekai de estrutura diferente, afinal, aqui o protagonista pode retornar ao mundo original e até mesmo ir para outros mundos; em Konosuba, o Kazuma (protagonista) ganhou uma passagem só de ida. Outro ponto para destacar é sobre o cenário em que a história se encaixa. Combatants tem um cenário mais futurista com tecnologias avançadas, ainda que tenha um toque de magia aqui e ali (que provavelmente não será explicado).

Mas comparações à parte, a estreia foi bem divertida, ainda que seja uma questão de gosto. Acredito que detalhes vão te fazer continuar ou parar de assistir esse anime, pois ele tem alguns pontos que podem desagradar algumas pessoas. Um exemplo é o protagonista ser um pervertido que para muitos é de um tipo bem chato e enfadonho. Eu não me incomodo, apesar de achar meio chato em alguns momentos.

O combatente 6 é um personagem bacana, mas que parece servir apenas para gerar comédia com suas idiotices e perversões (o que não é um problema). Além dele, temos sua “fiel” companheira, Alice, uma andróide que tem uma personalidade que casa bem com o seu parceiro e com as cenas que ele gera. O restante ainda está para ser apresentado, mas como prévia já temos uma cavaleira meio doida por fama, poder e dinheiro, que deve ser uma boa parceira para os planos mirabolantes do protagonista.

É difícil esperar alguma explicação ou desenvolvimento de personagem na obra, mas ok, não é como se precisasse de verdade. Ainda assim, isso não é bem um demérito da obra, pois ela deixa claro que prefere focar nas cenas engraçadas e na construção que pode ser feita para chegar nelas. Com isso, você acaba tendo diversão em todas as etapas da obra e assim, acaba valendo a pena.

Uma característica bacana do autor de Konosuba é que ele consegue criar um elenco divertido onde todos tem pelo menos um parafuso a menos. Em Combatants ele não fez diferente e consegue dosar bem esses momentos onde os personagens “se revelam” com momentos em que parecem ser sérios ou “normais” e então vem a quebra de expectativa (e você percebe que foi enganado novamente).

A utilização desse artifício é constante, mas por ser bem planejado dá para perdoar. Fora isso, confesso que não prestei muita atenção em detalhes mais técnicos, pois estava focado na história em si. A premissa de conquistar outros mundos é bem interessante, mas talvez fosse melhor se houvesse uma explicação minimamente decente. Por outro lado, como citei acima, isso talvez não seja tão importante quando você percebe que a função do anime é ser engraçado e não complexo.

Combatants consegue ser engraçado e para quem assistiu Konosuba e curtiu, provavelmente vai gostar desse também. Não vai agradar todo mundo, obviamente, mas ainda assim é um forte candidato a anime da temporada em votações populares. É notório que ele mostrou ter qualidade para isso e resta saber se vão conseguir manter até o final. No mais, é uma obra que vale a pena dar uma chance e provavelmente tu vai conseguir decidir se vale a pena ver ou não logo de cara.

Comentários